Senadores russos contribuirão para resolver embargo

04.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Marcos Giesteira

Os três senadores russos que estiveram no Brasil nesta terça-feira, 3 de julho, se comprometeram em levar as reivindicações brasileiras ao novo ministro da Agricultura da Rússia, Nikolai Fyodorov, para reverter o embargo às carnes brasileiras em breve. A comitiva esteve reunida com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, e também participou de uma reunião na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal.

“Estamos cientes do problema, mas reforçamos que não existe nenhum motivo político nesse processo. Houve divergência em relação a alguns requerimentos para exportação ao nosso país e esperamos resolver esse problema com a vinda de uma missão ao Brasil”, declarou o senador Gennady Gorbunov.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Enio Marques, o Ministério ainda está aguardando a confirmação da data e dos locais a serem visitados pelos técnicos russos. O Brasil já realizou várias reuniões com as autoridades sanitárias daquele país na tentativa de definir critérios de equivalência entre as regras brasileiras e as da União Aduaneira.

“Esperamos dar continuidade ao processo o mais rápido possível. Já enviamos os documentos para definir a equidade de procedimentos e estamos aguardando uma posição por parte deles”, explicou Marques.

A visita faz parte de uma tentativa de aproximar o relacionamento entre os dois países sobre temas do agronegócio. Os senadores russos reiteraram o interesse em desenvolver acordos de cooperação com instituições brasileiras. Conforme eles, a Rússia enfrenta déficit de carne bovina e o Brasil poderá ser um dos principais fornecedores desse produto para a Rússia no futuro.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025