Morango é alternativa de renda para produtores do Norte de Minas
A Fundação Chapadão e o Sindicato Rural de Chapadão do Sul realizarão no dia 17 de novembro, a partir da 7h30, no Centro de Eventos do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, o 2º Seminário sobre “Nematoides o Inimigo Presente”. O evento tem como objetivo discutir as alternativas de manejo e controle dos nematóides nas culturas, em especial a soja.
Dentre os nematoides uma atenção especial será dada ao Pratylencus “por ser considerado hoje a principal praga em nossas lavouras”, afirma o diretor da Fundação Chapadão, Edson Borges.
O evento terá quatro momentos: primeiro com Edson Borges, com um relato histórico sobre a ocorrência da praga na região dos Chapadões, em seguida o pesquisador da Embrapa Soja, Dr. Waldir Dia falará sobre estratégia de manejo e controle dos Nematoides. Já num terceiro momento o pesquisador do Iapar Dr. Ademir Calegari, irá apresentar as culturas para cobertura do solo indicada no manejo desta praga e por último a Engª. Agrônoma, consultora da Fundação Chapadão, Alexandra Botelho, apresentará a metodologia correta para coleta de solo e diagnose dos nematóides. “Teremos ainda uma mostra de trabalhos de pesquisa que foram apresentados por pesquisadores e estagiários da Fundação em congressos realizados em 2010 e 2011, sobre as diversas pragas e doenças que atacam as culturas de verão”, afirma Piesanti, responsável pela divulgação e busca de promotores para o evento.
O evento terá uma taxa de investimento de R$ 20,00 a 50,00, incluindo café da manhã e almoço.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura