Seminário promovido pela Embrapa discute Bacillus subtilis

01.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

Para o controle biológico de doenças de plantas, bactérias do gênero Bacillus estão entre os organismos mais explorados, com diversos produtos comerciais registrados. A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), em parceria com a University of Liège (Bélgica) realiza no dia 10 de setembro, das 10 às 12h, no Auditório da Unidade, um seminário sobre Bacillus subtilis como agente de biocontrole de doenças e promotor de crescimento de plantas.

O seminário, em inglês, conta com a participação de Marc Ongena, especialista no assunto. Basicamente, o pesquisador estuda os mecanismos envolvidos na ação do Bacillus subtilis tanto para a promoção de crescimento, como para o controle de fitopatógenos.

Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, responsável pelo seminário, informa que o objetivo é apresentar e discutir mecanismos de controle e como a bactéria promove o crescimento em plantas.

“Além disso, buscamos ampliar as discussões sobre o potencial desse bioagente no Brasil”, explica Bettiol. “A importância do tema pode ser verificada pelo considerável aumento no número de Registro Especial Temporário (RET) encaminhado para registro de bioprodutos junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento”, enfatiza.

São 120 vagas gratuitas. É necessário confirmar a presença pelo email

, até 6 de setembro.

Cristina Tordin

Embrapa Meio Ambiente

(19) 3311.2608

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025