Seminário discute significado da Agricultura para a sociedade brasileira

20.11.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Como produzir alimentos mais nutritivos e saudáveis, em volume capaz de fazer face à crise planetária de abastecimento que se anuncia, sem abrir mão de um uso mais racional dos recursos naturais, e ainda assim garantir preços mais acessíveis para a população? A resposta a esta pergunta, que encerra um dos maiores desafios já colocados ao Brasil, passa necessariamente pela forma com que os brasileiros percebem a relevância social, econômica e estratégica do setor agrícola. E esta é a temática principal do Seminário “Responsabilidade Alimentar, Um Novo Olhar Sobre a Agricultura”, que será realizado, em Brasília, nos dias 25 e 26 de novembro.

O debate está sendo promovido pelas cinco entidades que assinaram um documento com o mesmo título (“Um Novo Olhar Sobre a Agricultura”), centrado na valorização da ciência, da pesquisa e da inovação no setor: o Instituto Fórum do Futuro, a Embrapa, a GV-Agro, a Fundação Dom Cabral e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

Num Seminário realizado em novembro de 2012, o Fórum do Futuro aprofundou estudos da organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO), segundo os quais o crescimento da população e da renda vão produzir uma crise alimentar sinalizada para as próximas décadas. O Brasil tem aí uma grande janela de oportunidades econômicas e sociais, mas também o desafio de superar obstáculos importantes, entre os quais a priorização das pesquisas e a estruturação da logística.

O seminário “Responsabilidade Alimentar” foi dividido em quatro painéis. No primeiro, o Presidente da Embrapa, Maurício Lopes vai abordar “A Agricultura do Século XXI, Construindo um Novo Futuro”. Trata especificamente de atender aos anseios crescentes das comunidades urbanas por alimentos mais saudáveis. Ele vai apresentar o estado atual das tecnologias em desenvolvimento neste sentido.

No segundo painel, o ex-Ministro Paulo Haddad apresenta um trabalho que radiografa o peso da Agricultura na economia brasileira. E argumenta no sentido da necessidade de construção de indicadores que consigam refletir a exata dimensão da ruralidade na vida nacional. Trata-se de um trabalho inédito, produzido para este seminário.

Na terça-feira, dia 26, pela manhã, o Ministro Roberto Rodrigues preside o painel “Grãos e Sociedade, Conflitos e Convergências”, no qual coloca os conflitos situados na trajetória da Agricultura na perspectiva do interesse do Estado brasileiro.

E, por fim, na terça-feira à tarde, o painel “Gestão e Planejamento Estratégico, as Ferramentas para o uso racional dos recursos naturais”, será conduzido pelo Professor Carlos Arruda, Diretor de Relações Internacionais da Fundação Dom Cabral.

As inscrições para o Seminário são gratuitas. O evento será realizado no Hotel San Marco, a partir das 8.30hs, do dia 25.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro