Soja: vendas antecipadas da safra 2013/14 chegam a 33% no Brasil
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso por causa do ataque da lagarta Helicoverpa armigera nas lavouras de soja, milho e algodão. A partir desta portaria (nº 1.130), o Estado precisa implementar o plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais.
“Este pleito foi solicitado à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, no lançamento do plantio da safra de soja em Sinop, no final de setembro e foi atendido, com apoio do secretário de Defesa Agropecuária, Rodrigo Figueiredo. Agora precisamos agilizar outros pontos para que o produtor rural tenha acesso aos produtos corretos para o combate à praga”, disse o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro.
A partir desta publicação, os produtores rurais de Mato Grosso precisam procurar o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) para fazer um cadastramento das áreas atacadas pela praga. “Agora o produtor rural precisa se organizar para que possamos combater a Helicoverpa armigera. Lembrando sempre que o principal é o monitoramento constante das lavouras e a identificação correta da praga”, explicou o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura