Seminário de biomassas energéticas e biodigestores será destaque nesta quinta na Agrotins

09.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Gerar energia a partir de resíduos animais e vegetais. Esta é a principal finalidade do biodigestor anaeróbico, montado na 13ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. As experiências com o equipamento e as perspectivas de crescimento desta atividade, que promete lucro ao produtor e aproveitamento de resíduos de forma sustentável, serão apresentadas nesta quinta-feira (09), durante o I Seminário de Uso das Biomassas Energéticas e Biodigestores nos Sistemas Agropecuários. O evento acontece no Pavilhão Central, Auditório Girolando, a partir das 9h.

O seminário será aberto com uma palestra do secretário da Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária, Jaime Café. Em seguida acontece a palestra "Geração de energia com biogás – oportunidades econômicas para sustentabilidade agropecuária", com o engenheiro agrônomo Cícero Bley Junior, da Itaipu Bi Nacional; em seguida com o tema "Novos horizontes para reciclagem animal: Mundo X Brasil", o professor Galbiati, engenheiro agrônomo da Universidade de Araraquara, faz sua participação. O evento continuará no período da tarde.

O gerente comercial e de engenharia da Sansuy, empresa responsável pela montagem do biodigestor e presente pela primeira vez na Agrotins, Valter Saka, explica que a criação de animais gera acúmulo de resíduos, que podem contaminar água e solo, mas que esses mesmos resíduos são uma boa fonte de matéria-prima para geração de energia e produção de biofertilizante. "Dentre os benefícios estão a melhora no aspecto do saneamento, pois diminui a presença de odores e mosca, e a disponibilidade de combustível, biogás, que pode ser utilizado para aquecer caldeiras, iluminação, aquecimento de instalações de animais", diz, acrescentando que "o equipamento demonstra que é possível utilizar tecnologia com sustentabilidade na pecuária, como diz o próprio tema da Agrotins deste ano".

O biodigestor utiliza resíduos de suínos, bovinos de corte e vaca leiteira, podendo também ser construído voltado para resíduos vegetais, como de mandioca e milho. Saka usa como exemplo o caso de um produtor de Minas Gerais. "Na propriedade desse produtor, que trabalha com vaca leiteira, das 6 às 20 horas, é usado apenas biogás, para atender a propriedade inteira."

Para atender aos pequenos produtores, a Sansuy oferece um biodigestor compacto. "Antes de tudo será feito um estudo de viabilidade e apresentado ao produtor, analisaremos desde as condições de solo, inclinação, e porte da propriedade. A média de retorno do investimento é de quatro anos", garante.

A Agrotins teve início na última terça-feira (07), e seguirá até o próximo sábado (11). A programação acontece das 9h às 18h. A feira está localizada no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025