Shell e Massey Ferguson sorteiam pelo segundo ano um trator MF 4275
Segurança é um item indispensável, principalmente na estrada. Aliada à busca constante do melhor desempenho, a Randon S.A. Implementos e Participações, de Caxias do Sul/RS, acoplou efetivamente aos seus produtos, com PBTC igual ou acima de 57 toneladas, um poderoso aliado para frenagens emergenciais. O ABS - Antilock-Braking System - é um sistema que evita o travamento das rodas, mesmo quando os freios são acionados firmemente, assegurando o controle direcional do veículo.
A tecnologia passou a ser obrigatória na Europa em 1990. Com inovação e visão vanguarda, a Randon, desde meados de 1995, já oferecia esse sistema como opcional em toda a sua linha de produtos, muito antes de o equipamento se tornar obrigatório. Agora, a partir da Resolução 395/11, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o ABS passou a ser um item de série nos semirreboques que compõem Combinações Veiculares de Carga (CVCs) com PBTC ? 57 toneladas, tais como bitrens e rodotrens.
O ABS Randon melhora a estabilidade, dirigibilidade e potencialidade de frenagem do veículo. Além do ganho em segurança, o sistema amplia a vida útil dos pneus e das peças que compõem o sistema de freio. Entre os principais benefícios do ABS Randon pode-se destacar o controle direcional, a redução da distância até a parada total do veículo e a ampliação da eficiência da frenagem em qualquer situação de piso escorregadio ou irregular, evitando a derrapagem e a perda de aderência do veículo.
O ABS utilizado pela Randon funciona também quando o semirreboque é acoplado em cavalos mecânicos que não estão equipados com sistema ABS. Isso porque a tecnologia possui duas alimentações diferentes, uma principal, na qual o ABS do semirreboque é alimentado pelo ABS do cavalo mecânico, e outra secundária, onde o ABS do semirreboque é alimentado pela luz do freio. Esse sistema assegura o perfeito funcionamento da frenagem do semirreboque, independente do cavalo mecânico que estiver acoplado. No entanto, a tomada de alimentação do sistema de iluminação deve estar de acordo com a Norma ISO 1185.
A partir de janeiro de 2014, o ABS será obrigatório também em todas as combinações de veículos, ou seja, todos os semirreboques e reboques destinados ao mercado brasileiro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura