Topseed Premium lança tomate com alta resistência ao Geminivírus e ao Vira Cabeça
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) realiza, durante todo o dia desta terça-feira (16), o Seminário Agricultura de Emissão de Baixo Carbono no Maranhão. O objetivo do evento é o de sensibilizar todos os atores envolvidos no setor produtivo quanto à importância de utilizar alternativas em busca de uma agricultura sustentável, tendo como objetivo o uso de processos tecnológicos que neutralizam ou minimizam os gases de efeito estufa no campo.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) tem como meta reduzir, até 2020, 17% do total de um bilhão de toneladas de gás carbônico no Brasil.
As propostas do ABC visam uma nova agricultura sustentável por meio de sistemas de plantio direto na palha, recuperação de pastos degradados, Integração Lavoura-pecuária-floresta, plantio de florestas comerciais, fixação biológica de nitrogênio e tratamento de resíduos animais.
O secretário Cláudio Azevedo explica que a Sagrima é a indutora do Programa ABC no Maranhão e que o seminário é mais uma estratégia para sensibilizar os produtores. “Também faz parte desse processo, a realização de três cursos voltados principalmente para os técnicos da Agência de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão, tendo como objetivo capacitá-los para a elaboração de financiamentos agrícolas que contemplam uma agricultura sustentável, além da realização de uma oficina para a Elaboração do Plano Estadual da Agricultura de Baixo Carbono”, explicou Cláudio Azevedo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura