Seminário aborda Sistemas Alternativos e uso da Soja na Várzea

19.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Viviane Mariot

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realizou nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2011, o 1º Seminário sobre Sistemas Alternativos de Uso da Várzea, na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha. O evento superou as expectativas com a inscrição de 96 pessoas, entre produtores, pesquisadores, engenheiros agrônomos, extensionistas e técnicos. O encontro promoveu a capacitação e a troca de experiências entre produtores para as alternativas de produção agropecuária em ambientes de várzea.

A programação contou com dois módulos, um voltado ao Cultivo de Soja em Rotação com o Arroz Irrigado e outro à Integração Lavoura Pecuário no Sistema de Cultivo do Arroz Irrigado. O objetivo foi oferecer informações sobre gargalos para os Sistemas Alternativos de Uso da Várzea e possibilidades de manejo para superá-los, de forma que o cultivo de soja e a integração lavoura pecuária nas várzeas gaúchas seja realizado com mais segurança e de forma sustentável.

De acordo com o presidente do Irga, Claudio Brayer Pereira, é fundamental a realização deste curso pois traz ideias e soluções técnicas e econômicas disponíveis aos produtores. “Queremos levar essas informações e estimular mais arrozeiros para receber essas novas tecnologias. Temos estratégias e alternativas para promover essas ações e disponibilizar esse espaço de informações e conhecimentos para a lavoura de arroz”, salientou.

Segundo o gerente da Divisão de Pesquisa, Sérgio Gindri, o curso está entre as demandas apontadas pelo setor, além de promover troca de experiências, aprendizagem, e difusão de tecnologias. “Esse seminário já faz parte das ações realizadas durante o ano. Vamos integrar no programa de atividades”, destacou.

Os participantes avaliaram a alta qualidade e apontaram para a importância de manter o mesmo nível para o próximo ano. Após o encerramento do seminário, os participantes receberam certificado. A entrega foi feita pelo presidente do Irga, pelo diretor comercial, Rubens Silveira, pelo gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Rui Ragagnin, e pela pesquisadora Claudia Lange.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025