Simpósio do Papaya Brasileiro oferece cursos aos participantes
Em busca de integrar conceito e aplicação, a TecnoCarne – Feira Internacional de Tecnologia para a indústria da Carne – traz inúmeras novidades em equipamentos, produtos e serviços para a otimização do setor frigorífico. Com a participação de cerca de 650 marcas expositoras, a 10ª edição do evento, que acontece de 23 a 25 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, apresenta-se como uma oportunidade única de interação entre toda a cadeia produtiva da carne.
Um dos destaques para este ano é o ingrediente PuraQ Arome NA4, da Purac. Com a crescente preocupação da indústria alimentícia mundial com a qualidade de vida da população, a empresa aposta em uma solução natural para a redução de sal nos alimentos. O ingrediente, produzido por meio de biotecnologia e resultante da fermentação de uma base de carboidratos, reduz em até 40% a quantidade de sal da carne, sem alterar a textura e o sabor original do corte.
Para a área de segurança alimentar, principalmente no que se refere à inspeção e controle de qualidade das carnes, a atração é o Raio X da Anritsu, empresa representada no Brasil pela Sunnyvale. Em sua série KD7400, o equipamento permite a realização de inspeções simultâneas com alta precisão para detectar corpos estranhos, como pedaços de metal e plástico, em produtos alimentícios com ou sem embalagens.
A Rayflex comemora 25 anos exatamente no mês da TecnoCarne. Para celebrar a data, a empresa, especializada no desenvolvimento de portas automáticas, aposta no lançamento de seu conjunto completo para aplicação em docas de carga e descarga. O sistema, que chama a atenção pelo alto nível de segurança, é composto por porta seccional, abrigo retrátil e rampa niveladora.
Na parte de isolamento térmico, que é um dos fatores fundamentais para o bom rendimento e economia de câmaras frigoríficas, a Ananda Metais expõe, em tamanho real, um dos seus principais produtos: a sala limpa. Ideal para a indústria de alimentos, os painéis para sala limpa fornecem, através de técnicas de difusão de ar, estabilidade de temperatura, controle de umidade e garantia da qualidade do ar.
A Aalborg, empresa especializada em equipamentos para queima de combustíveis sólidos, apresenta a extensão de sua linha de caldeiras a lenha, cavaco e briquetes com capacidades de produção de vapor de 1000kg/h a 30000kg/h. Projetada visando a obtenção de melhor performance no consumo de biomassa e o baixo índice de manutenção, a caldeira se destaca por poder ser transportada como um conjunto único, que facilita a sua instalação.
Com o objetivo de oferecer soluções às principais demandas dos processadores de carnes, a Solae traz o Alpha DK, uma nova proteína concentrada funcional à base de soja para utilização em produtos cárneos emulsificados, como mortadela e salsicha. Fabricado no Brasil, o produto permite aos processadores uma redução de custos de formulação que gira entre 3% e 5%, dependendo das matérias-primas empregadas.
Já a Johnson Controls, multinacional americana com forte atuação no mercado brasileiro, leva para os visitantes da feira suas principais inovações em refrigeração industrial. Instalações frigoríficas, túneis de congelamento, sistemas de controle de automação e climatização de ambientes industriais englobam sua linha de soluções para resfriamento, congelamento e conservação de produtos perecíveis.
Visando atender os usuários de serra fita em todo o Brasil, a Edgetools leva todo o seu leque de lâminas, com larguras que variam desde 13mm a 25mm, e espessuras entre 0,35mm a 0,81mm. A forma de comercialização se faz através de lâminas soldadas com medidas de acordo com as necessidades de cada cliente, em rolos de 30 ou 150 metros, com a possibilidade de adoção de outras versões, conforme a exigência do mercado.
A Montemil traz, dentre outras máquinas, o Moedor de Carne com Elevador. Fabricado em aço inox e com bocal de entrada com capacidade para 200 litros, o lançamento moe até 4000 quilos de carne por hora, impulsionado por uma potencia de 50 cavalos. Sem um nível notório de ruídos e vibrações, o equipamento ainda conta com painel elétrico selado com acionamentos e sensores de segurança.
A importância do cuidado com a saúde dos animais também é lembrado. A Biotecnal apresenta seu modulador biológico Bac Trat, que pode ser aplicado no criadouro de suínos e aves. Especialmente desenvolvido para melhorar o ambiente de criação, o produto reduz em 80% o índice de amônia e diminui, em grande parte, o número de bactérias patogênicas.
Com a exposição de tantas novidades e produtos já consagrados, a expectativa para a realização do evento é extremamente positiva. Segundo a BTS Informa, empresa que responsável pela TecnoCarne, é aguardada a passagem de mais de 25 mil visitantes durante os três dias de feira.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura