Grupo Cultivar lança papel de parede de janeiro
A empresa Biotrigo Genética, de Passo Fundo/RS, busca constantemente melhores cultivares de trigo para oferecer aos triticultores do Sul e do Sudeste. O esforço e o investimento em pesquisa e tecnologia acabam de ser recompensados mais uma vez com os recentes resultados dos ensaios de cultivares indicadas para os estados do Paraná e São Paulo, realizados pela Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa, em relação a produtividade.
O rendimento médio nas regiões II (Taquarivaí) e III (Cruzália e Manduri), em São Paulo, apontam que as variedades desenvolvidas pela Biotrigo, Mirante e Quartzo ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, alcançando até 7.290 quilos por hectare.
Já no Paraná, nas regiões II (Campo Mourão, Cascael e Pato Branco) e III (Astorga e Nova Fátima), as três primeiras colocadas são Biotrigo: Mirante, Quartzo e TBIO Itaipu. Na região III, a Mirante produziu até 6.229 quilos por hectare.
Numa análise na média das quatro regiões dos dois estados, estas sementes mais uma vez estão na frente. São as duas primeiras em produtividade: Mirante e Quartzo. A Mirante chegou a produzir 7.290 quilos na região II em SP.
O gerente de negócios da Biotrigo, André Cunha Rosa, ressalta que os resultados são fruto de um trabalho contínuo de desenvolvimento de cultivares que é realizado a mais de 20 anos. “O esforço em estudos desde o início e o continuo aperfeiçoamento faz com que consigamos destinar aos produtores variedades cada vez melhores, tanto em termos de rendimento quanto em qualidade. Além disso, o programa de melhoramento também foi desenvolvido em Apucarana, no Paraná, em nosso campo experimental. Com isso, estamos inseridos com pesquisas nas regiões onde conseguimos esses excelentes resultados. Isso é importante, já que nossas cultivares são desenvolvidas e testadas na região onde serão semeadas pelos agricultores”, destacou Rosa, lembrando que Quartzo e Mirante foram criadas em parceria com a OR Sementes.
Os ensaios foram constituídos por cultivares, de ciclos precoce e médio, desenvolvidas pelos diferentes obtentores e indicadas, segundo o zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para as regiões tritícolas do Paraná e de São Paulo. Foram testadas 63 cultivares na região II (Cascavel, Campo Mourão e Pato Branco) e região III (Astorga e Nova Fátima) no Paraná, e 43 cultivares na região III (Cruzália e Manduri), em São Paulo.
Como funciona o relatório
O relatório dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de trigo apresenta o nome da cultivar, o seu rendimento médio na região, e o rendimento obtido nos municípios que compõem cada região – sempre comparando com a média do ensaio – além dos resultados obtidos pela cultivar nos anos anteriores.
Jaques Hickmann
Assessoria de Imprensa Biotrigo Genética Ltda.
(54) 3327 2002
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura