Encontro Tecnológico de Verão reúne melhores opções em soja e milho em Cascavel/PR

12.01.2011 | 21:59 (UTC -3)

A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec, em parceria com a Bayer CropScience, preparou um dia de campo especial para esta semana. Nos dias 13 e 14, será realizado o Encontro Tecnológico de Verão Coodetec, que deve reunir cerca de 600 produtores e técnicos na sede da Cooperativa em Cascavel/PR. A intenção é apresentar as melhores opções em sementes de soja e milho, além de soluções inovadoras para as culturas.

 

“Preparamos um dia de campo diferenciado. Além da demonstração de produtos, o evento vai oferecer conteúdo técnico sobre manejo doenças, pragas e plantas daninhas, tanto na cultura de milho, quanto na cultura de soja”, informou o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro. Segundo ele, o Encontro Tecnológico de Verão é uma grande oportunidade para conhecer os lançamentos, ver de perto as novidades em tecnologia, esclarecer dúvidas a respeito do plantio e dos cuidados que devem ser adotados para obter o máximo de rendimento de cada variedade ou híbrido.

 

Neste Encontro, a Bayer CropScience destacará os resultados obtidos com demonstrações específicas para cada cultura. “É muito gratificante para nós desenvolvermos iniciativas como esta, em parceria com a Coodetec. O Encontro Tecnológico será uma oportunidade de trocar informações e estreitar o relacionamento entre as duas empresas, destacando as principais tecnologias para atender ao mercado e demandas dos produtores,” afirmou Everton Queiroz, gerente da Bayer CropScience na região de Cascavel.

 

Soja – Serão apresentadas 21 cultivares de soja, mais 21 linhagens indeterminadas e três cultivares retrocruzadas. O destaque estará nas cultivares CD 248RR e CD 250RR, ambas lançamentos para a safra 2011. A primeira apresenta características como precocidade, resistência ao acamamento e é recomendada para regiões altas e frias do Sul do Brasil. Já a CD 250RR é super precoce, apresenta crescimento indeterminado e é indicada para plantio antecipado nas regiões baixas e quentes, onde planta-se milho safrinha. Além disso, será apresentado o manejo de plantas daninhas em cultivares com gene STS, como a CD 250RR.

 

Nos campos demonstrativos da Bayer CropScience, os visitantes poderão verificar os benefícios das soluções CropStar, Sphere Max e Finale, que fazem parte do programa Muito Mais Soja.

 

Milho – Os produtores de milho terão acesso a informações e demonstração de 10 híbridos comerciais e seis experimentais. Um dos destaques será o CD 316, que é super precoce, apresenta boa sanidade e é recomendado para o plantio na safrinha. Outro híbrido que chama a atenção, é o CD 386Hx, precoce, com boa sanidade e indicada para plantio na safra verão. O primeiro híbrido será lançado na safrinha 2012 e, na versão Hx, em 2013. O milho CD 386Hx já estará disponível para a safra verão 2011. Durante o evento na Coodetec, os produtores e técnicos ainda acompanharão a demonstração de híbridos para uso de silagem de planta inteira.

 

CropStar, da Bayer CropScience, também será destaque na cultura do milho durante o evento. “Tanto no milho convencional quanto no Bt o tratamento de sementes é uma etapa muito importante, pois protege a fase inicial da lavoura do ataque de várias espécies de insetos-praga e dos nematoides”, diz Mariel Augusto Alves, gerente da cultura Milho para a região Sul da Bayer CropScience. Além disso, os visitantes poderão verificar o efeito do fungicida Nativo, que se destaca no controle do complexo de doenças e no controle de plantas daninhas.

 

Palestra - O consultor e engenheiro agrônomo Aroldo Marochi estará presente nos dois dias do Encontro Tecnológico de Verão Coodetec. Logo após a visitação ao campo, ele ministrará palestra sobre doenças, pragas e plantas daninhas na cultura de milho safrinha no auditório da Cooperativa.

 

Programação - O Encontro Tecnológico de Verão Coodetec tem início às 8h30 de quinta-feira, dia 13. Cada grupo de visitantes irá acompanhar a explanação dos profissionais da Coodetec e da Bayer CropScience, durante duas horas e trinta minutos. O segundo grupo inicia às 13h30 do mesmo dia. A programação se repete no dia 14, com outros dois grupos.

 

“Vamos oferecer ao agricultor todo o conhecimento necessário para aplicar em sua atividade. Com isso, ele poderá obter o máximo de rendimento das cultivares e híbridos que escolher”, finalizou o gerente comercial da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues.

 

Fernanda Benedito

Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - COODETEC

(45) 3321-3529

jornalismo@coodetec.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro