Embrapa Agropecuária Oeste recebe homenagem nos 150 anos do Mapa
A SEMEIA fechou parceria com a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, situada em Curitiba (PR). A parceria Ouro SEMEIA/Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, foi firmada em 09 de julho, em Carambeí (PR), entre o sócio-gerente da SEMEIA, Léo Fraga Warszawsky, e o presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, Hans Jan Groenwold.
Acompanharam, como testemunhas, o gerente de vendas da SEMEIA, Éverson da Silva Nunes, e o superintendente técnico da Associação, Altair Antônio Valotto. Conforme Warszawsky, a aproximação com a Associação objetiva levar aos produtores de leite informações sobre o Programa de Acasalamento Computadorizado (SMS), da SEMEIA/SELECT SIRES, tecnologia consagrada no mundo por analisar pelo menos 17 características de cada animal (como úberes, pernas e patas) e que possibilita a produção de vacas funcionais e longevas.
O sócio-gerente da SEMEIA também explica a importância da parceria ao ressaltar que terá o intuito de controlar os defeitos secundários, recessivos e de consanguinidade que por ventura os acasalamentos sem orientação poderão gerar. “Também teremos informações complementares de quanto estes resultados irão incrementar de produção e Tipo na próxima geração de vacas. É uma aproximação que só vem facilitar aos produtores do quadro da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa com maior segurança na utilização desta genética e o máximo de rendimento para a próxima geração”, assegurou Warszawsky.
No dia 08 de julho, os diretores da SEMEIA e o representante regional da SEMEIA Iratãn Dick Vieira estiveram na sede da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, em Curitiba. Na ocasião, foram recebidos pelo superintendente técnico da Associação e verificaram os dados de avaliação linear (pontuação das vacas), controle leiteiro e procedimentos de registros da Associação. Durante a visita, também conheceram o Laboratório Centralizado de Análise de Leite, que atende indústrias e monitora a qualidade do leite de seus produtores. Esse laboratório integra os laboratórios da Rede Brasileira de Qualidade de Leite (RBQL).
Informações adicionais:
Escritório de Comunicação
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura