Leilão de arroz comercializa 94% da oferta
Criada no âmbito do Ministério da Agricultura, a Câmara Setorial da Silvicultura realizará, em novembro, seu primeiro encontro fora de Brasília. A terceira reunião para intensificar as discussões em torno do ajuste institucional, que prevê a transferência das decisões sobre o tema silvicultura do Ministério do Meio Ambiente para o da Agricultura, está confirmada para o dia 12 de novembro, em Curitiba, Paraná.
De acordo com Roberto Gava, presidente executivo da Apre (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal), e um dos organizadores do encontro, silvicultura significa, em outras palavras, agricultura de árvores. “Por esta razão a atividade deve ficar ligada ao Ministério da Agricultura”, afirma. No dia 11, antecedendo a reunião da Câmara Setorial, os seis grupos de trabalho dela derivados terão encontro para consolidar algumas idéias.
Além destas reuniões, a Apre, em conjunto com a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), conduzirá mais quatro atividades. Elas integrarão a programação oficial da Semana Florestal Brasileira, marcada para o período de 10 a 14 de novembro, no Expo Unimed, em Curitiba.
No dia 11 ocorrerá a reunião rotineira do Cedefor (Conselho de Desenvolvimento Sustentado Florestal do Mercosul). Criado há 10 anos o organismo busca a integração dos objetivos das entidades representativas do setor de florestas plantadas dos países que integram o Mercosul. No dia 12 haverá a reunião do conselho diretor da Abraf.
Para o dia 13, das 9h às 12h, está confirmado o encontro semestral do Funcema (Fundo Nacional de Combate à Vespa da Madeira). Na ordem do dia também serão discutidas ações para equacionar os prejuízos que vêm sendo causados pelo macaco-prego e pelo pulgão às florestas plantadas do Sul do Brasil.
No dia 14 ocorrerá o Fórum das Associações de Empresas Florestais. Representantes de entidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Mato Grosso estarão reunidos para troca de informações sobre a situação das florestas plantadas de cada estado.
Eventos:
10 a 12 de novembro: Encontro Brasileiro de Silvicultura
11 a 14 de novembro: Expoforest (Feira Florestal Brasileira)
12 de novembro: 3º Encontro Brasileiro de Prestadores de Serviço do Segmento Florestal
12 e 14 de novembro: XV Seminário de Atualização Sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal
Informações gerais: www.colheitademadeira.com.br e www.expoforest.com.br
APOIO: Embrapa Florestas
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura