Seleção da Fazenda Lince se destaca na Feicorte 2011

22.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Laura Pimenta

A disputa do Ranking Nacional da Raça Brahman 2010/2011, promovido pela ACBB (Associação dos Criadores de Brahman do Brasil) se manteve acirrada durante a Feicorte 2011, realizada entre os dias 13 e 17 de junho, em São Paulo/SP. Criadores de vários estados do país prestigiaram o evento. Porém, foram os criatórios dos estados de São Paulo e Minas Gerais os que mais se destacaram durante a exposição, em especial, a Fazenda Lince, que fez os grandes campeões da feira.

A grande campeã foi Miss Lince Vida 666, do expositor César T. Garetti, da Fazenda Lince, localizada em Neves Paulista/SP. Já a reservada grande campeã foi Cabr Fetiche 1378, do expositor Paulo de Castro Marques, da Casa Branca Agropastoril, com fazenda localizada em Fama/MG. A terceira melhor fêmea foi Miss W2R POI 404, do expositor Wilson Roberto Rodrigues, da Agropecuária W2R, localizada em Pardinho/SP.

O grande campeão da Feicorte 2011 foi Mister Lince Farao , também do expositor César T. Garetti. O reservado campeão foi Noel Da Canaã, da Agropecuária Leopoldino, situada em São Carlos/SP e o terceiro melhor foi Mister Porche 237 R55, do expositor João Alfredo Ribeiro Neto, de Lagoa da Prata/MG. O jurado responsável por julgar os 204 exemplares da raça Brahman foi João Marcos C. Machado Borges.

A experiência da Fazenda Lince com a raça teve início em 2001, quando o criador César T. Garetti adquiriu um lote de novilhos meio-sangue Brahman. Com o passar do tempo, o desempenho deste lote sobressaiu aos demais no sistema de produção da fazenda. O desempenho produtivo destes animais chamou a atenção tanto dos funcionários quanto do frigorífico, despertando a curiosidade do proprietário pelas características da raça Brahman. Foi então que César percebeu o potencial do Brahman para figurar entre as principais raças bovinas produtoras de carne do Brasil.

Confiando no diferencial produtivo da raça, investiu no aprimoramento genético de gado criado a campo. Hoje, além do gado elite, também produz tourinhos que são vendidos para cruzamento com gado comercial. O resultado deste cruzamento meio-sangue é comprovadamente superior na hora do abate, gerando bezerros mais precoces, com mais musculatura, o que garante alta lucratividade ao criador.

Durante a Feicorte 2011, pecuaristas de todo o Brasil tiveram a oportunidade de adquirir o que há de melhor genética na genética da raça Brahman, sobretudo, dos criatórios que lideram o ranking 2010/2011. Promovido pelo Brahman Lince, Brahman Canaã e Casa Branca Agropastoril Ltda, na tarde do dia 17 de junho, o remate “Território Brahman” fechou com chave de ouro a 17ª edição da Feicorte.

O faturamento total foi de R$ 761.300,00 com a venda de 27 lotes de prenhezes, touros e fêmeas. A média geral ficou em RR 28.196,30, mostrando a tendência de valorização da raça dentre os bovinos de corte. Durante o leilão foram comercializadas pela Agropecuária Leopoldino quatro cotas de 10% cada uma do touro Ivam Da Canaã. Os compradores das cotas foram Alexandre Coccapiller Ferreira e outros/Antonio Bizarro da Nave Neto, Casa Branca Agropastoril, Rossana Debs e ainda os criadores da Bolívia Gonzalo Montenegro/ Hugo Neeme. Cada cota foi vendida por R$ 50.400,00. As informações foram repassadas pela leiloeira responsável.

No mês de julho, o Ranking da raça segue acirrado. As próximas exposições ranqueadas pela ACBB são: a Expo Araçatuba 2011, com início em 08 de julho e a Exposição de Uberlândia, que tem início no dia 29 de julho.

A parcial do ranking aponta a Agropecuária Leopoldino Ltda como melhor criador e expositor, com César Tome Garetti, em segundo e Wilson Lemos De Moraes Júnior, na terceira colocação.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025