Secretário Nacional da Irrigação abre Fórum e destaca potencial do Tocantins

09.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Valmir Araújo

A 12ª Agrotins – Feira deTecnologia Agropecuária sedia na tarde desta quarta-feira (9), o Fórum Nacional de Irrigação, que acontece no Auditório Tocantins, no Centro Agrotecnológico de Palmas. O evento foi aberto pelo secretário Nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues e pelo secretário da Agricultura, da Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café. Vários produtores rurais e representantes de empresas e instituições ligadas ao setor de irrigação de vários estados participam do Fórum.

Durante a abertura do evento, o secretário Nacional de Irrigação falou da importância da realização do Fórum de Irrigação nos estados. Segundo ele, “é importante conhecer todas as especificidades relacionadas à irrigação” e por isso a realização do Fórum em localidades e regiões diferentes. O Fórum de Irrigação acontece, desde 2009, e já foi realizado em Brasília, em Minas Gerais (em Belo Horizonte e Frutal ) e no Rio Grande do Sul (Porto Alegre).

Ramon Rodrigues aindadestacou a importância da realização do Fórum no Tocantins, em razão dopotencial de irrigação do Estado. “A região norte tem um potencial de 14milhões de hectares para irrigação e só o Tocantins tem mais de quatro milhõesde hectares”, afirmou o secretário nacional. Segundo ele, outra característica positivado Estado são as estações bem definidas.

Em seu discurso, o secretário da Agricultura afirmou que o Governo trabalha para fortalecer a prática de irrigação no Estado. Jaime Café também citou os projetos de irrigação em andamento - Manuel Alves (Dianópolis), São João (Porto Nacional) e Sampaio (Bico do Papagaio) e o Prodoeste, que será implantado no Vale do Araguaia.

O secretário executivo da Agricultura, Ruiter Padua, também participou da abertura do Fórum e falou da importância deste evento para a Agrotins. “No próximo ano, a irrigação não será o tema da Agrotins, mas certamente continuará tendo um grande destaque em nossa programação, porque é um setor importante para nossos produtores, sobretudo para os pequenos e médios, porque possibilita aumento de renda”, afirmou Padua.

O Fórum Nacional de Irrigação conta com palestras sobre o Código Florestal, Irrigação em Várzeas Tropicais no Vale do Araguaia, Implantação dos Territórios de Agricultura Irrigada no Estado de Minas Gerais, Licença Ambiental Conjunta: Agropolo Mu-cegê/Ibicoara e Metodologia de Avaliação participativa da Qualidade do Plantio direto – Parceria FEBRAPDP e Itaipu Binacional. Nessa quinta-feira, 10, as participantes do Fórum farão uma visita à área de produção irrigada no município de Lagoa da Confusão.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro