Aracaju/SE sedia Semana técnico-científica das culturas de coco e citros
O Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, participou nesta quinta-feira (8), representando o Governador Tarso Genro, da 1ª Reunião Técnica Nacional de Olivicultura, onde anunciou a instalação da Câmara Setorial das Oliveiras no próximo dia 12 de dezembro.
O evento, que acontece em Bagé, e se estende até esta sexta-feira (9), acontece no Clube Comercial e é promovido pela Embrapa Clima Temperado, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Prefeitura local. A Emater/RS-Ascar e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio são apoiadoras do encontro.
No RS, 21 municípios foram identificados com pomares de oliveiras. Destes, apenas Bossoroca não está na Metade Sul – região que tem seus principais potenciais do setor na Campanha e na Serra do Sudeste. Atualmente o Estado conta com 585 hectares destinados à cultura, sendo destes 456 hectares de pomares sem idade de produção, 70 hectares em produção e 59 hectares com produção desativada.
Durante o primeiro dia de evento aconteceram palestras sobre produção integrada, legislação sobre mudas de oliveiras, custo de implantação do olival e apresentação de resultados de pesquisa com oliveiras nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Nesta sexta-feira (9) os temas do dia são manejo do solo, calagem e adubação para o cultivo da oliveira no Rio Grande do Sul, produtos fitossanitários para a olivicultura e mercado brasileiro do azeite de oliva. No final do evento acontece uma mesa redonda entre produtores e pesquisadores envolvidos com o cultivo de oliveiras.
Na ocasião, o Secretário Mainardi destacou o potencial de mercado que a olivicultura apresenta. “Tudo o que produzirmos irá substituir a importação. Esta cultura tem futuro e é possível produzir com qualidade e quantidade, para gerar renda ao produtor”, disse.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura