Secretário inaugura centro de treinamento e é homenageado durante 42ª Exposição Agropecuária de Itapetinga

05.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Gustavo Rozario

Cartão de visita da agropecuária baiana, com um dos maiores rebanhos do Estado (1,1 milhão cabeças), Itapetinga recebeu, neste fim de semana, a visita do secretário da Agricultura, Eduardo Salles, durante a 42 ª Exposição Agropecuária, que acontece de 29 de maio a 3 de junho. Acompanhado pelo superintendente de Desenvolvimento Agropecuário (SDA) da Seagri, Raimundo Sampaio, do assessor Antonio Barreto, do presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, Henrique Brugni, e comitiva, Salles participou também da inauguração do Centro de Treinamento Rural e do Seminário Convivência com a Seca.

Durante a inauguração do equipamento com recursos do Senar/Faeb, que pretende difundir conhecimento entre o setor agropecuário com oferta, até o final do ano, de 30 cursos voltados para bovinocultura de leite e corte, manejo de solos, pastagens, gestão e administração de propriedades rurais, o secretário recebeu do presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, Henrique Brugni, uma placa que o reconhece como amigo de Itapetinga e região. “Nesses últimos três anos, a revolução que tem sido feita pelo sindicato foi fundamental para realização de uma exposição deste nível, numa região com comprovado potencial agropecuário”, disse o secretário.

A expectativa é movimentar R$ 30 milhões em negócios durante os seis dias de funcionamento com a comercialização de bovinos, equinos e ovinos. A festa, uma mais tradicionais da região, tem uma programação diversificada, que inclui palestras, leilões, concurso leiteiro, desfiles de moda, shows e rodeios, reunindo milhares de pessoas. Nos leilões, entre os bovinos, destaque para as raças Nelore, Gir, Girolando, mini bovinos, Tabapoã e Guzerá. Já os equinos são ranqueados por Mangalarga, Mangalarga Machador, Pôneis e Quarto de Milha.

“Dos 2.340 animais da exposição, 510 são destinados para a comercialização nos currais e 1.255 em leilões. Os visitantes terão acesso a 63 cursos, oficinas e palestras, além de torneios leiteiros e shows. Itapetinga é a capital da pecuária, considerada a cidade polo que engloba 14 municípios da microrregião. Temos a maior quantidade de bovinos por quilômetro quadrado”, declarou Brugni. O presidente do Sindicato Rural afirmou que o trabalho desenvolvido no centro, com recursos do Senar, é extremamente importante para capacitação e conscientização dos criadores, o que reflete na adesão maciça às campanhas da aftosa, conferindo índice vacinal de quase 100%.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro