Produtor rural de MS tem 258 opções de cursos nesse mês
Cartão de visita da agropecuária baiana, com um dos maiores rebanhos do Estado (1,1 milhão cabeças), Itapetinga recebeu, neste fim de semana, a visita do secretário da Agricultura, Eduardo Salles, durante a 42 ª Exposição Agropecuária, que acontece de 29 de maio a 3 de junho. Acompanhado pelo superintendente de Desenvolvimento Agropecuário (SDA) da Seagri, Raimundo Sampaio, do assessor Antonio Barreto, do presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, Henrique Brugni, e comitiva, Salles participou também da inauguração do Centro de Treinamento Rural e do Seminário Convivência com a Seca.
Durante a inauguração do equipamento com recursos do Senar/Faeb, que pretende difundir conhecimento entre o setor agropecuário com oferta, até o final do ano, de 30 cursos voltados para bovinocultura de leite e corte, manejo de solos, pastagens, gestão e administração de propriedades rurais, o secretário recebeu do presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, Henrique Brugni, uma placa que o reconhece como amigo de Itapetinga e região. “Nesses últimos três anos, a revolução que tem sido feita pelo sindicato foi fundamental para realização de uma exposição deste nível, numa região com comprovado potencial agropecuário”, disse o secretário.
A expectativa é movimentar R$ 30 milhões em negócios durante os seis dias de funcionamento com a comercialização de bovinos, equinos e ovinos. A festa, uma mais tradicionais da região, tem uma programação diversificada, que inclui palestras, leilões, concurso leiteiro, desfiles de moda, shows e rodeios, reunindo milhares de pessoas. Nos leilões, entre os bovinos, destaque para as raças Nelore, Gir, Girolando, mini bovinos, Tabapoã e Guzerá. Já os equinos são ranqueados por Mangalarga, Mangalarga Machador, Pôneis e Quarto de Milha.
“Dos 2.340 animais da exposição, 510 são destinados para a comercialização nos currais e 1.255 em leilões. Os visitantes terão acesso a 63 cursos, oficinas e palestras, além de torneios leiteiros e shows. Itapetinga é a capital da pecuária, considerada a cidade polo que engloba 14 municípios da microrregião. Temos a maior quantidade de bovinos por quilômetro quadrado”, declarou Brugni. O presidente do Sindicato Rural afirmou que o trabalho desenvolvido no centro, com recursos do Senar, é extremamente importante para capacitação e conscientização dos criadores, o que reflete na adesão maciça às campanhas da aftosa, conferindo índice vacinal de quase 100%.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura