Secretária destaca consolidação do setor sucroalcooleiro em MS

25.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Com área de cana-de-açúcar estimada em 405 mil hectares e esmagamento de 31 milhões de toneladas, que devem gerar até o final da safra, 1,7 bilhão de litros de álcool e 1,3 milhões de toneladas de açúcar (recorde histórico) MS salta de 7º para 5º maior produtor no País.

Estes dados, para a secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Correa da Costa Dias, apontam a consolidação da cadeia sucro-alcooleiro no Estado.

Segundo a secretária Tereza Cristina, que participou nesta segunda-feira (24), da abertura do 3º Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-Açúcar em Mato Grosso do Sul (Canasul 2009), na Capital, o crescimento do setor apontam vantagens competitivas para todos os elos da economia estadual, desde serviços até o turismo. “Estamos falando de vários elos produtivos que direta ou indiretamente receberam benefícios direitos do fortalecimento desta cadeia, desde os produtores que poderão diversificar sua produção até o setor de serviços”, apontou.

Outro aspecto importante lembrando pela secretária da Seprotur, é quanto a geração de novos postos de trabalhos, que vão exigir melhor qualificação da mão-de-obra. Ela acredita que estas oportunidades, devem motivar os jovens sul-mato-grossenses ao aperfeiçoamento técnico. “O setor também oferece empregos qualificados e queremos nossos jovens ocupando estes espaços de destaque no setor”, declarou.

Mercado

Quanto à consolidação externa do setor, Tereza lembrou dos investimentos da Petrobras no Japão, que estão voltados à importação e distribuição de etanol brasileiro, além do Chile, onde a companhia comprou uma rede de distribuição de combustíveis e de logística. Estes ações, para a secretária, apontam para a consolidação do Etanol como commoditie. “Isto abrirá ainda mais espaço para novos empreendimentos e investimentos”, declarou, acrescentando que até 2015, espera-se que a produção do Estado passe a ocupar o segundo lugar no Brasil.

O presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul, Roberto Hollanda Filho, conta que os dados da safra atual, e divulgadas no Canasul 2009, foram colhidos no setor no último dia 15. Ele revela que o prognóstico superou as expectativas. “E mais do que isso, começamos a consolidar o Estado como um player importante no setor”, analisou.

Reflexos

De acordo com o diretor técnico do evento, e membro da diretoria da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul), Alberto Moraes Novaes, os reflexos do crescimento do setor trarão benefícios significativos para os agropecuaristas sul-mato-grossenses. Ele lembra que além da valorização das terras – processo natural da maior diversificação produtiva – a cultura da cana poderá fortalecer os projetos de rotação de cultura, ampliando as oportunidades de negócio, gerando maior segurança e estabilidade financeira aos produtores.

“A cana permite integrar áreas degradas, e sem substituição de atividade, gerar ganhos significativos e até estabilidade climática, já que a cana é mais resistente a estiagem”, conclui.

Alexssandro Loyola

Assessoria de Imprensa Seprotur

(067) 3318-5053 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025