Secretaria da Agricultura firma convênio para melhor aproveitamento da agricultura familiar

05.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Anna Bellani

Nesta sexta-feira (2), a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc), e a Companhia Souza Cruz assinaram convênio de suporte ao programa Plante Milho & Feijão Após a Colheita do Tabaco. O convênio visa estimular a diversificação da produção, a utilização de técnicas preservacionistas e a melhoria da rentabilidade da propriedade do agricultor familiar.

De acordo com o secretário-adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, que no ato representou o secretário João Rodrigues, a assinatura do convênio é uma parceria pela agricultura familiar de Santa Catarina. Nas propriedades agrícolas familiares, a disponibilidade de terra é fator escasso, por isso seu uso intensivo e racional é importante para a geração de renda. O plantio de milho e feijão, em sucessão após o fumo, aumenta os lucros do produtor e contribui para a melhoria de qualidade de vida no campo.

Para João Althoff, presidente da Fetaesc, as parcerias entre a Secretaria da Agricultura e entidade a Souza Cruz vêm de longa data e são duradouras, com respeito mútuo. "A assinatura deste convênio vai agregar renda aos agricultores, dar sustentabilidade às propriedades rurais e mais qualidade de vida ao homem do campo”, disse Althoff.

Representando a Companhia Souza Cruz, o diretor Dimar Frozza disse que o agronegócio é a mola que faz o Brasil pulsar e lembrou a importância da agricultura para a economia de Santa Catarina. “O pequeno agricultor merece muito mais do que a mera subsistência no campo. Ele precisa tornar sua propriedade sustentável e dela obter respaldo para suas expectativas de qualidade de vida.” Segundo Frozza, a empresa vem aprendendo muito com as sucessivas experiências de parcerias que desenvolve com as representações dos agricultores e do Estado. Entre as ações, citou programas de inclusão digital e de acompanhamento da escolaridade dos filhos dos produtores.

Participaram da assinatura o secretário-adjunto da Agricultura, Airton Spies; os diretores da Secretaria da Agricultura e da Pesca, Roni Barbosa, Hilário Gottselig e Paulo Von Dokonal; presidente da Epagri, Luiz Hesmann; presidente da Fetaesc, João Althoff; diretor da Companhia Souza Cruz, Dimar Frozza, e o deputado estadual Reno Caramori.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025