Secretaria da Agricultura e FAO reúnem especialistas mundiais para debater o uso da água

02.10.2012 | 20:59 (UTC -3)
Débora F. Viviam

Para estimular o uso racional da água para a irrigação na produção sustentável de alimentos, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio associou-se à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), para promover o Seminário Internacional “Água, Irrigação e Alimentação”, que acontece de 16 a 18 de outubro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre.

O evento tem como objetivo apoiar as ações em curso no Rio Grande do Sul e Brasil em favor da irrigação e da Segurança Alimentar e Nutricional, ampliar a difusão sobre a problemática das estiagens e as alternativas tecnológicas disponíveis aos agricultores, e despertar a sociedade para a irrigação, com uso responsável dos recursos hídricos.

De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, o Governo do Estado, a partir do compromisso de contribuir para o aumento da produção agrícola e pecuária dos produtores gaúchos, tem tomado uma série de iniciativas que apontam para esta direção, como o Programa Mais Água, Mais Renda, que subsidia investimentos em irrigação e facilita os licenciamentos ambientais. “Agora, juntamente com a FAO, estamos realizando este seminário que traz ao Rio Grande do Sul alguns dos maiores especialistas das áreas, para que possamos, juntos, fazer uma reflexão ampla sobre o tema, buscando instrumentalizar e conscientizar técnicos e produtores sobre os benefícios do uso racional das águas e dos solos para uma produção estável, com aumento de produtividade”, acrescentou Mainardi.

Para o Secretário Adjunto da Agricultura, Cláudio Fioreze, o evento servirá para criar um ambiente de reflexão e afirmação. “Reflexão sobre os problemas relacionados à escassez da água, com a responsabilidade de seu uso adequado para a produção dos alimentos que o Brasil e o Mundo necessitam. E a afirmação da irrigação, associada ao bom uso do solo e de sistemas agrícolas poupadores deste recurso, como ferramentas indispensáveis ao crescimento da produção, estabilidade e garantia de renda privada e pública”.

O seminário contará com a participação de renomados palestrantes da área de irrigação. Segundo o presidente da Fepagro e coordenador científico do evento, Danilo Rheinheimer dos Santos, a sistemática adotada pela organização será inovadora dentro da temática - “Esse seminário tende a ser uma mescla entre especialistas na área de armazenamento e manejo de irrigação, com palestrantes que tenham foco na preocupação da agricultura com o controle da fome no mundo”.

Entre os especialistas que estarão presentes, destacam-se o estudioso da área de alimentação da Universidade de Genebra, Cristophe Golay, o Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado, Miguel Medeiros Montana, e o Diretor do Departamento de Fomento à Produção e Estruturação Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcos Dal Fabro.

Segundo Danilo, o evento também deve trazer uma visão geral da questão das mudanças climáticas e das alternativas que tem sido adotadas em diversas partes do mundo para produzir adequadamente, com responsabilidade social e ambiental, utilizando a suplementação de água de irrigação.

Para tratar da contextualização mundial da Irrigação, estarão presentes o professor da Universidade Técnica de Lisboa, Luiz Santos Pereira, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas em Água e Irrigação, e o professor Merle Anders da Universidade de Arkansas, que trabalha há anos com alternativas de irrigação em solos de várzea.

As experiências bem sucedidas e principais tecnologias de Irrigação também devem ser abordadas por profissionais que atuam em países como Estados Unidos, Uruguai e Israel, país que hoje consegue tratar em torno de 80% da água utilizada em esgotos e reaproveitar essa água na Irrigação Agrícola - de acordo com o jornalista René Oliveira, que acompanhou uma comitiva da Secretaria de Agricultura em recente visita a Israel.

Estima-se que estarão presentes no Seminário em torno de 600 participantes entre técnicos e extensionistas da rede oficial e das cooperativas, líderes das federações, associações e cooperativas, tomadores de decisão nos organismos públicos (secretários de Agricultura, prefeitos, gerentes de cooperativas, bancos oficiais e privados) agricultores, instituições de ensino e pesquisa e organizações da sociedade civil.

Na conclusão do evento deverá ser elaborado um documento contendo diretrizes que auxiliem na compreensão dos caminhos que devem ser seguidos rumo ao desenvolvimento sustentável da atividade produtiva e à expansão responsável do uso da água na irrigação.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 06 de Outubro no endereço:

. Mais informações através dos telefones (51) 3288-6215/6394/8059.

Apóiam a promoção os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e das Relações Exteriores. São parceiros Irga, Fepagro, Emater, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Agência Nacional de Águas (ANA), Embrapa e Conselho Nacional de Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consea).

Confira a programação completa

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025