Embrapa ensina sobre manejo de cachos em uvas sem sementes
Série de vídeos mostra como fazer manejo de cachos desde aplicação de ácido giberélico até desponte dos cachos e raleio das bagas
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) divulgou nesta quinta-feira, 3 de dezmebro, o relatório de monitoramento de surto de gafanhotos no Rio Grande do Sul. Os levantamentos foram realizados in loco na região Noroeste, de 30 de novembro a 2 de dezembro, de acordo com a notificação da ocorrência de focos de gafanhotos.
Segundo o engenheiro agrônomo e chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti, no local foram coletados indivíduos para identificação das espécies de gafanhotos que estão ocorrendo na região, determinando no local a incidência e a intensidade de desfolha nos cultivos e áreas de mata.
Felicetti destaca que os municípios com relatos de focos foram Santo Augusto, São Valério do Sul, Chiapeta, Coronel Bicaco, Campo Novo e Bom Progresso. “Foram identificadas pelos especialistas duas espécies de gafanhotos pertencentes à Família Romaleidae, Zoniopoda iheringi e Chromacris speciosa. Não se tratam de gafanhotos migratórios da Família Acrididae, pela qual foi motivada a Portaria de Emergência Fitossanitária devido ao risco de ingresso pela Argentina a partir do mês de maio”, esclarece.
Veja o Relatório completo disponível aqui.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura