Seapa estuda possibilidade de participação de terneiros com peso menor nas feiras de outono

07.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

Devido `a estiagem que assolou o estado nos primeiros meses de 2011, atingindo o pasto e o engorde dos animais, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) está estudando a viabilidade de permitir que terneiros e terneiras com peso abaixo do usual participem das feiras de outono. O pedido foi feito ao diretor do Departamento de Produção Animal, Eraldo Marques, por representantes de associações e sindicatos rurais.

 

O chefe do Serviço de Exposições e Feiras (SEF), José Arthur Martins, disse que está sendo viabilizada uma Portaria permitindo que terneiros machos possam ser inscritos nas exposições com o peso mínimo de 150 Kg, enquanto as fêmeas com 140 Kg. Atualmente, o peso mínimo é de 160 para os machos e 150 Kg para as fêmeas.

 

Entretanto, o instrumento que normatiza a nova regra, e que está sendo elaborado por Martins, deverá ter validade somente para este ano. A portaria não fere nenhuma regra, pois trata-se de uma decisão extraordinária para atender uma situação climática eventual.

 

O Rio Grande do Sul possui 1.273.376 terneiros de 0 a 12 meses registrados, sem contar os da última safra que ainda não foram computados. A média anual gira em 1,3 milhões de cabeças.

 

Clarice Lena Mateuzzi Giorgi

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio - SEAPA

(51) 3288-6211

cgiorgi@agricultura.rs.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro