Seagro realiza curso sobre boas práticas agrícolas na Produção Integrada de Banana

17.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Lenna Borges

O Tocantins é pioneiro e modelo no Programa PIF – Produção Integrada de Frutas na cultura do abacaxi, e pretende expandir o programa para a produção de banana. Por isso, o Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e SFA - Superintendência Federal da Agricultura - realiza no período de 20 a 22 de agosto, Curso Técnico sobre Boas Práticas Agrícolas na PIF da banana, em Miracema do Tocantins.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos, o empenho do Governo do Estado para a implantação do programa visa a cultura de frutas com qualidade para garantir uma boa comercialização obtendo maior lucratividade. “Atualmente a banana produzida no Tocantins não abastece nem o mercado interno, e a intenção é resgatar a produção de banana como já acontece com o abacaxi. A assistência técnica será diferenciada, por isso a importância do curso para a equipe que irá acompanhar o programa no Estado”, ressalta.

Destinado exclusivamente para capacitação dos técnicos da Seagro, do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, o curso será ministrado no Auditório da Delegacia Regional de Ensino de Miracema sob a coordenação dos pesquisadores e engenheiros agrônomos da Seagro, SFA e Embrapa. O encerramento será na quarta-feira, 22, com visita técnica ao projeto de Irrigação São João, no município de Porto Nacional.

O objetivo da produção integrada é a produção de frutas com qualidade e de forma econômica, respeitando o ambiente, a saúde do consumidor e do produtor, através da minimização do uso de agroquímicos e da integração de práticas de manejo do solo e da planta. No mercado internacional a rastreabilidade é obrigatório desde 2005. O programa é do Governo Federal coordenado pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Dia 20 (segunda-feira)

10h – abertura

10h45 – O sistema Brasileiro de Produção Integrada – Rosilene F souto e Marcus Vinicius Martins (MAPA)

14h – A bananicultura no Estado do Tocantins – Luis Henrique Michelin (Adapec) e Milene Magalhães (Ruraltins)

14h30 – Aspectos gerais, implantação e práticas culturais da bananeira – Ana Lúcia Borges (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

16h15 – Manejo e conservação do solo – – Ana Lúcia Borges (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

Dia 21 (terça-feira)

8h – Nutrição e adubação da bananeira - – Ana Lúcia Borges (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

10h15 – Doenças da bananeira – Aristóteles Pires de Matos (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

14h – Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negro – Fernando Azevedo de Freitas (MAPA – SFA TO)

14h45 – Pragas da bananeira – Antonio Humberto Simão (MAPA – SFA TO)

17h – Colheita e pós-colheita – Fábia Alves

Dia 22 (quarta-feira)

Visita técnica ao projeto de Irrigação São João (Porto Nacional)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025