Safra e produção de máquinas impulsionam vendas da SKF no setor agrícola
Começou nesta quarta-feira, dia 11, o III Seminário de Agroenergia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A abertura do evento, que segue até esta quinta-feira, dia 12, ocorreu às 19 horas, no Auditório do Bloco III da UFT, campus de Palmas, e contou com a participação da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro).
O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, que compôs a mesa de honra da solenidade de abertura do seminário, falou sobre os avanços da agroenergia no Tocantins. “A primeira medida quando assumimos a pasta foi solicitar ao Governo a desburocratização do licenciamento para o plantio de florestas e temos sido atendidos”, disse, afirmando que as propriedades que atendem às exigências legais já estão isentas do licenciamento para a silvicultura.
Padua ressaltou ainda as ações realizadas pela Coordenadoria de Agroenergia da Seagro, como o Congresso Tocantins Florestal e outros projetos desenvolvidos pelo setor, como o Eco Seringueira. O secretário executivo também frisou a importância da participação da UFT no levantamento de florestas plantadas, que foi apresentando durante o Tocantins Florestal. “Graças a esta parceria temos um estudo relevante e de caráter científico que servirá de referência para pesquisas futuras”, destacou.
Seminário
Após a solenidade de abertura houve uma palestra com o pesquisador do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, Tim Reutemann, sobre as novas tendências das metodologias de baixo carbono associadas à agricultura e à agroenergia. A programação conta ainda com duas mesas redondas, palestras sobre tecnologias de baixa emissão de carbono e apresentações orais de trabalhos.
O III Seminário de Agroenergia é realizado pelo Programa de Pós-graduação em Agroenergia da UFT. O público abarca profissionais da iniciativa pública e privada envolvidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia além de pesquisadores envolvidos no desenvolvimento e produção de energia limpa e sustentável, bem como acadêmicos.
Programação
Local: Auditório do Bloco III da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas.
Quarta-feira (11)
19h - Mesa de abertura
20h35 - Palestra "Mercado de Carbono e a Agroenergia no contexto do Redd e do MDL"
Palestrante: Tim Reutiman (Instituto Nacional da Suíça)
Quinta-feira (12)
8h - Inscrições
9h - Mesa 1: Agroenergia, manejo e novos mercados para as tecnologias de baixa emissão
Palestrantes: Eliana Pareja (Instituto Ecológica), Yolanda Abreu (UFT) e Gustavo Campos (Embrapa). Mediadora: Gláucia Vieira (UFT)
11h10 - Coffee break
14h30 - Palestra: Tecnologias de baixa emissão aplicadas à agroenergia
Palestrante: Juan Bioware (Campinas)
15h10 - Apresentação oral de trabalhos
15h50 - Coffee break
16h10 - Mesa 2: Experiências profissionais dos egressos e estudantes do programa de Mestrado em Agroenergia da UFT
Palestrantes: Murilo Marcolini (Semads), Hider Cordeiro (Semads) e Reginaldo Paiva (IFTO). Mediador: Emerson Guarda (UFT)
17h10 - Encerramento
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura