Dias de campo mostram desempenho de forrageiras na recuperação de pastagens em MT
A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantins, por meio da Diretoria Geral de Irrigação e Drenagem, apresentou na tarde desta terça-feira (17), no Seminário de Extensão Rural, o Prodoeste – Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste - e o que representará para o crescimento da agricultura irrigada tocantinense. O Seminário iniciou nesta segunda-feira (16), encerrou na tarde desta terça-feira (17).
Segundo o assessor especial da Seagro, João Carlos Farencena, a apresentação do projeto aos extensionistas rurais e produtores, foi para que todos tomassem conhecimento da grandiosidade na infraestrutura técnica e logística que o Prodoeste vai oferecer. “Este projeto possui um grande diferencial, pois apresenta condições necessárias para o uso múltiplos da água na agropecuária sustentável, em diversos segmentos como agricultura irrigada, aquicultura, ecoturismo, agroindústria, entre outras atividades”, enfatizou.
Farencena disse ainda, que o projeto, de ampla estrutura, abrangerá 14 municípios da região do Vale do Araguaia, mas inicialmente atenderá três municípios: Lagoa da Confusão, Pium e Cristalândia. A capacidade de uso do solo será de 2,5 safras por ano, com uma estrutura hídrica regularizada. Nesta primeira fase deverá ser construído um reservatório com capacidade para 188 milhões de metros cúbicos, a fim de regular os fluxos de água, e pequenas barragens para aumentar o nível dos rios Pium e Riozinho.
O Projeto financiará também obras complementares para a melhoria de 65 km da malha viária vicinal nas áreas produtivas, facilitando o transporte dos produtos e insumos agrícolas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura