Seagro finaliza atividades de 2012 e anuncia tema da próxima edição

14.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Lenna Borges/Valmir Araújo

A pecuária será o tema da Agrotins 2013. O anúncio foi feito pela Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário durante a premiação dos campeões do Julgamento e do Torneio Leiteiro, realizada na manhã deste sábado (12), na Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins.

De acordo com o Secretário Jaime Café, este ano a pecuária teve destaque com a participação de mais de 600 animais, mas garantiu que o desafio para o ano que vem, é chegar a 2.500 animais. “Esperamos contar com a colaboração dos pecuaristas e das empresas ligadas ao setor para atingirmos nossa meta”, adiantou.

Na busca de promover resultados de produção e de produtividade com a utilização de novas tecnologias, a pecuária vem ganhando, a cada edição, mais espaço na feira.

O ponto alto da participação das raças de bovinos, ovinos e caprinos, foi a premiação dos campeões, macho e fêmea de cada raça e das vencedoras do Torneio Leiteiro da 12ª edição da Agrotins. Foram mais de R$ 10 mil em prêmios, e o destaque foi para a campeã, Araponga ON, com produção de 78.259 kg/leite nos três dias, conseguindo a média de 26 kg/leite por dia. Da raça girolando, a vencedora é de propriedade de Sílvio Múcio, da fazenda Sítio Modelo, no município de Palmas.

O segundo lugar no torneio leiteiro também foi para a propriedade de Múcio, a Vaca Mineira ON, da raça girolando, com produção de 76.085 kg/leite nos três dias, uma média de 25 kg/leite por dia. O pecuarista disse que investe na pecuária de leite, com produção através de inseminação artificial e que o desempenho na propriedade é bem maior que o alcançado na competição. “As duas são crias do nosso rebanho e produzem uma média de 36 kg/leite por dia, acredito que o baixo desempenho foi devido ao stress gerado pelo calor, pois o tratamento na fazenda é a pasto, em sistema de piquete, não muito diferente do que foi oferecido na feira”, explicou.

Com a realização dos julgamentos de raça participaram 11 produtores de vários municípios brasileiros. Abaixo o resultado do julgamento e do torneio leiteiro.

Nelore

Campeã – Firma TE top da raça – 35 meses – Valdir Figueiredo Silva – Faz. – Itapetininga (SP)

Campeão – Lot da RFA – 32 meses - Valdir Figueiredo Silva – Faz. Euro – Itapetininga (SP)

Gir Leileiro

Fêmea: Iena – Prop. Napoleão Prata – Faz. Prata do Norte – Araguaína (TO)

Macho: Jaguar da Pedra Santa – Prop. Francisco Piccoloto – Faz. Pedra Santa – Araguaína (TO)

Ovinos:

Santa Inês

Fêmea: Catolezinho 1140 – 25 meses - Proprietário: Carmélio Alcântara – Faz. Agua Boa – Dueré (TO)

Macho: Vale Encantado IA 495 – 34 meses – Prop. Agnaldo Moreira – Estancia Vale Encantado – Feira de Santana BA.

Dorper

Fêmea: Vale Encantado Beleza 012 – 11 meses – Prop. Agnaldo Moreira - Estancia Vale Encantado – Feira de Santana BA.

Macho: Vale Encantado Turbo 009 – 11 meses – Prop. Agnaldo Moreira - Estancia Vale Encantado – Feira de Santana BA.

Campeã – Araponga ON - produção de 78.259 kg/leite nos três dias - média de 26 kg/leite por dia –– raça girolando – Prop. Silvio Múcio – Faz. Sítio Modelo – Palmas (TO).

2º lugar – Vaca Mineira ON - produção de 76.085 kg/leite nos três dias - média de 25 kg/leite por dia –– raça girolando – Prop. Silvio Múcio – Faz. Sítio Modelo – Palmas (TO).

3º lugar – Uvinha – produção de 74.150 kg/leite nos três dias – média de 24 kg/leite por dia – raça girolando – Prop. Sebastião Venâncio – Chácara Paraíso – Paraíso do Tocantins (TO).

Um dos atrativos do último dia de Agrotins foi a Prova dos Três Tambores, onde competiram crianças e adultos, divididos em categorias. A prova aconteceu pela segunda vez na Feira e contou com a empolgação dos participantes e também dos visitantes. As colocações na competição da Prova dos Três Tambores são definidas pelo menor tempo em que o atleta e seu animal conseguem fazer todo o percurso de 90 metros com os obstáculos, sem cometer nenhuma infração. O valor da premiação foi de R$ 8.500,00 para os vencedores, e contou com cerca de 60 participantes inscritos nas oito categorias: mirim, iniciante, teste horse, jovem I, feminino, jovem II, amador e aberta.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025