Seagro e produtores de abacaxi reúnem para fortalecer produção tocantinense

10.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Elmiro de Deus

Representantes da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, encontrarão com produtores de abacaxi da região Central do Estado para fortalecer a cadeia produtiva da fruta no Tocantins. A reunião acontece nesta terça-feira, dia 10, às 14horas, na Fazenda Luar do Sertão, município de Rio dos Bois, a 130 Km de Palmas. Na ocasião, serão abordados diversos aspectos voltados para melhoria da produção do abacaxi.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Vegetal, José Américo Vasconcelos, esta é uma ação que pretende traçar metas a serem alcançadas pela cadeia produtiva do abacaxi. “A nossa intenção é promover o incentivo da produção com avaliação dos pontos negativos e positivos da cultura do abacaxi, e assim, buscar os meios para o crescimento e qualidade da fruta tocantinense”, disse o engenheiro agrônomo, acrescentando que durante o encontro também serão acompanhadas as ações de desenvolvimento do Projeto de Produção Integrada de Frutas.

“O Tocantins já foi o maior produtor de abacaxi do País e tem condições de voltar a esse patamar. Queremos que isso ocorra e os produtores precisam investir na cultura, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, período de entressafra no País”, comentou Leal.

Atualmente, o Estado é o sétimo produtor nacional de abacaxi, da variedade pérola, com uma área aproximada de três mil hectares cultivados. As plantações dividem-se em todas as regiões, mas a maior concentração fica na região Central, nos municípios de Miracema, Miranorte e Rio dos Bois. A produtividade é de aproximadamente 18 mil frutas por hectare, totalizando cerca de 54 milhões de abacaxis. Praticamente toda a produção do Estado é comercializada na região Centro Sul do País.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025