Seagro busca cooperação com Espanha para desenvolvimento do agronegócio

29.02.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Menta

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário de Tocantins, Jaime Café, vai à Espanha nesta sexta-feira (2), em busca de uma cooperação técnica para desenvolver tecnologias para o agronegócio tocantinense. Na ocasião, o secretário conhecerá novidades tecnológicas para rastreabilidade de bovinos, plantio irrigado e aquicultura, dentre outros.

Segundo o secretário, essa viagem poderá resultar também em novos investimentos para o Tocantins. “A Espanha é referência mundial em tecnologias para o campo”, afirmou Jaime Café, acrescentando que “o intuito é exportar carne para a comunidade européia, que é muito exigente, por isso é tão importante essa cooperação técnica com a Espanha”.

Durante a viagem, o secretário terá um encontro com representantes do grupo espanhol Pescanova, que pretende expandir investimentos no Brasil. De acordo com Café, o grupo tem interesse em instalar uma indústria de processamento de pescados no País e o Tocantins oferece condições favoráveis para receber o empreendimento.

O secretário da Agricultura fará parte de uma comitiva do Governo do Tocantins, que viaja para a Espanha na sexta-feira, dia 2 de março, e retorna no dia 10 do mesmo mês. Também participarão dessa comitiva os secretários Divaldo Rezende (Meio Ambiente) e Kátia Rocha (Cultura). Os representantes do Governo tocantinense passarão pela capital Madri e pela região de Sevilha.

Nessa viagem, serão amplamente discutidos os termos da possível cooperação técnica, que deve ser assinada pelo governador Siqueira Campos, numa viagem que fará à Espanha nos próximos meses. Essa cooperação é fruto de um contato entre o Governo e a embaixada espanhola em 2011.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025