Ministro consegue renegociação de dívidas de arrozeiros
A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS) realizou, na manhã desta sexta-feira (30), reunião para avaliação das ações realizadas durante o ano de 2012 e também para planejamento das atividades do próximo ano. O encontro contou com a participação de integrantes da Emater/RS-Ascar, de cooperativas, de associações, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de representantes de prefeituras, do Centro de Abastecimento de Produtos Agrícolas (Capa) e da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag), entre outros.
Na ocasião, o assessor técnico da Diretoria Geral da SDR, Othon Pereira, apresentou o trabalho da Secretaria, com destaque para os principais projetos que estão sendo desenvolvidos, bem como os resultados obtidos no Estado. Em relação aos vales do Taquari e do Rio Pardo, coube ao coordenador regional da SDR, engenheiro agrônomo Mauro F. Stein, fazer a apresentação dos números.
Entre os destaques, estão os mais de 1,1 mil produtores capacitados em Bovinocultura Leiteira na região, pelo Programa Leite Gaúcho; os 150 projetos nas áreas de irrigação e água; as 12 cooperativas acompanhadas, com mais duas em processo de formação, por meio do Programa Gaúcho do Cooperativismo Rural; os 38 novos técnicos contratados para reestruturação da assistência técnica, além de ações variadas voltadas às agroindústrias familiares, aos indígenas e aos quilombolas, aos piscicultores e à inclusão produtiva, sendo muitas delas operacionalizadas pela Emater/RS-Ascar.
Também na reunião foram estabelecidos os desafios para o próximo ano. Entre eles: a estruturação da SDR; a construção de um grande pacto entre governo, sociedade e agricultores em torno da importância da agricultura familiar; o ajuste do Plano Safra ao exercício orçamentário; o atendimento às demandas represadas nos últimos oitos anos e a organização de políticas estruturantes e universais para o desenvolvimento rural e a compatibilidade da atuação da Secretaria, considerando a diversidade do público.
Ao final do encontro foi realizado pequeno debate, em que os presentes puderam fazer observações quanto ao trabalho da SDR.
Principais projetos monitorados da SDR:
- Apoio aos sistemas produtivos da agricultura familiar;
- Qualificação da infraestrutura básica e produtiva dos assentamentos;
- Irrigando a Agricultura Familiar;
- Apoio ao Desenvolvimento do Cooperativismo;
- Combate a pobreza extrema no meio rural;
- Qualificação da assistência técnica e extensão rural.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura