DuPont lança fungicida Oranis para o feijão
A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul (SDR) mostrou nesta terça-feira (4), em Pelotas/RS, as ações da pasta para erradicação da pobreza no meio rural. Na primeira reunião, realizada no Auditório da Caixa Econômica Federal, o chefe de gabinete da SDR, Inácio Benincá, apresentou as políticas públicas ligadas aos Programas Brasil Sem Miséria e RS Mais Igual.
Representando o secretário Ivar Pavan, Inácio citou os programas Pesca e Aquicultura, Irrigando a Agricultura Familiar e Qualificação da Infraestrutura dos Assentamentos. Ele ainda destacou as ações para amenizar os efeitos da estiagem, previstas no Plano Safra 2012/2013, e que também se referem ao desenvolvimento territorial, combate às desigualdades regionais e inclusão social e produtiva.
Inácio frisou as iniciativas da SDR voltadas à agricultura familiar. "Queremos resgatar essas famílias da pobreza extrema, através de um processo de discussão cultural e técnico para incluí-las no processo produtivo. O Estado, como contrapartida, está contratando 60 novos técnicos da Emater para atender o programa".
Coordenadora do Programa RS Mais Igual, Márcia Bauer esclareceu os eixos do projeto, cujo objetivo é beneficiar 90 mil famílias através da transferência de renda, acesso aos serviços públicos e geração de oportunidades. Pelo menos 69 municípios, nos oito territórios - Sul, Centro-Sul, Vale do Rio Pardo, Erva Mate e Pinhão, Noroeste Colonial, Alto Uruguai e Centro Serra - escolherão as famílias a serem beneficiadas através de comitês compostos por técnicos da Emater, Conselho de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Os critérios para enquadramento das famílias no projeto de Fomento à Inclusão Produtiva Rural são: famílias de extrema pobreza com renda mensal de até R$ 70; as que estão no CadÚnico; que apresentarem Dapen e que integrarem o programa Bolsa Família. Em caso de empate, a família com maior número de filhos e a mulher que seja a chefe de família estará em vantagem.
Projeto de Fomento à Inclusão Produtiva Rural
O Projeto de Fomento à Inclusão Produtiva Rural é um programa integrado ao RS Mais Igual, que tem por objetivo fortalecer as atividades realizadas pelas famílias extremamente pobres da agricultura familiar. A ideia é aumentar sua capacidade produtiva e a entrada de seus produtos nos mercados consumidores, por meio de orientação e acompanhamento técnico, oferta de insumos e de água.
4 de setembro - 14h - Território Sul - Pelotas
5 de setembro - 9h - Território Centro-Sul - Camaquã
6 de setembro - 9h - Território Vale do Rio Pardo - Santa Cruz do Sul
10 de setembro - 14h - Território Erva Mate e Pinhão - Fontoura Xavier
12 de setembro - 14h - Território Noroeste Colonial - Santo Augusto
13 de setembro - 9h - Território Alto Uruguai - Erechim
18 de setembro - 14h - Território Centro Serra - Sobradinho
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura