Scania marca presença em um dos maiores eventos de etanol do mundo

28.02.2011 | 20:59 (UTC -3)

A Scania, única montadora no mundo a oferecer como solução de combustível renovável motores movidos a etanol para ônibus e caminhões, participa como patrocinadora oficial do Ethanol Summit 2011. Organizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o evento reúne em São Paulo, nos dias 6 e 7 de junho, as maiores autoridades do planeta para debater o futuro das fontes de energia renováveis. Com o tema “Soluções para a Economia de Baixo Carbono”, a edição deste ano visa a reforçar a importância dos derivados da cana para a redução de gases causadores do efeito estufa.

 

A participação da Scania no Ethanol Summit é vista como emblemática pela UNICA, que organiza o evento a cada dois anos desde 2007: “Sem dúvida, o trabalho da Scania representa com precisão o que o Summit pretende mostrar de forma mais ampla em 2011, ou seja, o leque de produtos e novos usos para o etanol e para a própria cana-de-açúcar vem crescendo rapidamente, e os ônibus movidos a etanol são um exemplo muito importante desse avanço, pois contribuem fortemente no combate às mudanças climáticas, algo que preocupa cada vez mais as administrações municipais em todo o mundo. O uso do ônibus a etanol é uma solução pronta, que já faz sucesso na Europa, em breve estará conosco no Brasil e logo chegará a outras partes do mundo,” explica Adhemar Altieri, diretor de comunicação da UNICA.

 

A marca sueca é referência mundial em veículos pesados movidos a etanol, pois desde a década de 1980 trabalha no desenvolvimento e fabricação de motores para aplicação urbana movidos por esse combustível renovável. Atualmente, mais de 800 ônibus Scania abastecidos com etanol brasileiro circulam por cidades européias, principalmente a capital sueca, Estocolmo, que assumiu o compromisso de ter a metade do transporte de passageiros da região central realizada com combustíveis de fonte renovável até 2012.

 

No País, a montadora já iniciou a fabricação desses veículos. As primeiras 50 unidades dos ônibus K 270 4X2 devem estrear nas ruas de São Paulo a partir de maio deste ano. Esses ônibus representam a terceira geração de veículos a etanol da Scania e contam com motor de 9 litros com 270 cavalos de potência.

 

“O avanço que a Scania conquistou no estudo e desenvolvimento de produtos movidos a etanol fez com que nos tornássemos referência internacional. Essa tecnologia está disponível e com resultados altamente positivos nos locais em que foi implementada. No Brasil, inicialmente em São Paulo, vamos dar nossa contribuição para o cumprimento das metas de política ambiental e ter uma frota de ônibus composta por veículos movidos a combustível renovável até 2018”, afirma Roberto Leoncini, diretor geral da Unidade de Negócios da Scania para o Brasil.

 

O etanol é, atualmente, o combustível com maior potencial para diminuir a emissão do CO2, cuja redução pode chegar a 90%. A alta tecnologia dos modelos Scania já atende às exigências da legislação brasileira de emissão de gases poluentes e o Comana P7, que só entrará em vigor no País em 2012, além da EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), norma obrigatória na União Européia.

 

Mais informações sobre o evento em http://www.ethanolsummit.com.br/

 

Rosa Webster

CDN – Comunicação Corporativa

(11) 3643-2707

rosa.webster@cdn.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025