Cecafé divulga exportações de novembro, com receita de US$ 450 milhões
A pedido do governo de Santa Catarina, foi criado quinta-feira (04/12) um Grupo de Pesquisas Científicas Para Avaliação e Identificação das Causas, Efeitos e Ações Preventivas a Catástrofes Naturais de Santa Catarina. A definição do Grupo aconteceu na sede da Epagri/Ciram, em Florianópolis, onde se reuniram representantes de diversas universidades do Estado e da Epagri/Ciram.
A reunião foi coordenada pelo presidente da Fapesc, Antônio Diomário Queiroz. O diretor da Epagri, Edson Silva, abriu o encontro declarando que, apesar do momento difícil que motivou a reunião, a expectativa era de que o grupo encontrasse as soluções esperadas pela sociedade e pelos governantes.
Queiroz esclareceu aos presentes que o Governador Luiz Henrique da Silveira deu prazo de seis meses para que as instituições apresentem um diagnóstico da situação. “A proposta do governo é ter uma base científica e tecnológica para a definição de políticas públicas que evitem novas tragédias como a observada no mês passado”, informou o presidente da Fapesc. Segundo ele, ainda é papel desse grupo tentar implementar, ao longo do próximo semestre, medidas concretas de prevenção.
Por decisão dos presentes cada universidade, assim como a Epagri/Ciram, apresentou as especialidades nas quais pode contribuir. Em seguida foram definidos dois representantes de cada instituição para fazer parte do Grupo Gestor Técnico-Científico, que tem a missão de estruturar uma proposta de organização dos trabalhos nos próximos seis meses para apresentar ao governo na próxima 2ª. feira, 8 de dezembro. Hugo Braga, da Epagri/Ciram e Zenório Piana, da Fapesc, foram eleitos os coordenadores do Grupo. Na tarde desta sexta-feira, 5 de dezembro, o Grupo Gestor se reuniu novamente na sede da Epagri/Ciram para dar início à estruturação da proposta.
As instituições participantes são: Unisul, Univille, Univali, FURB, UDESC, UFSC e Epagri.
Gisele Dias e Márcia Sampaio
Epagri/Ciram
48 3239-8160 / www.epagri.sc.gov.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura