Fenagro: Prêmio Destaque do Agronegócio Baiano valorizou os melhores do setor
Nesta quarta-feira (09/12), a Assembléia Legislativa de SC, em Florianópolis, será palco de audiência pública, que ocorre a partir das 9h, para debater a política estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
O geógrafo da Epagri/Ciram, Everton Vieira participa falando sobre a construção e conteúdo do Projeto de Lei 423/09, que institui a Política Estadual de Serviços Ambientais e cria o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais.
Vieira compôs, ao lado do diretor da Epagri Carlos Kreuz, uma Comissão Técnica multiinstitucional nomeada pelo governo para redigir o Projeto de Lei. O documento foi encaminhado pelo Poder Executivo no dia 13 de outubro e permanece em discussão na Assembléia Legislativa.
Vieira debruçou-se sobre o tema ao longo de 2009, participando de diversos eventos nacionais e internacionais, onde conheceu exemplos de políticas de PSA de outros Estados e países. Toda essa experiência fez dele um dos principais agentes na construção do PL catarinense. A Epagri/Ciram também já formou um grupo para pesquisar e desenvolver metodologias para aplicação dos conceitos de serviços ambientais, explica Vieira.
O geógrafo da Epagri/Ciram também foi convidado a participar de uma reunião, marcada para o final do dia 9, para debater os problemas decorrentes da aplicação da legislação ambiental na agricultura familiar catarinense. As duas atividades foram convocadas por duas Comissões da Assembléia Legislativa: Turismo e Meio Ambiente, e Agricultura e Política Rural.
Gisele Dias e Márcia C. Sampaio
Epagri
48 3239-8160 / 3239-5503 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura