Produtores do cerrado mineiro investem no plantio de novas cultivares de café
MGS Paraíso 2 da EPAMIG está entre as cultivares mais demandadas para a renovação das lavouras
Voltada ao desenvolvimento de soluções para nutrição vegetal, a Satis inova mais uma vez ao lançar do Liq-D. Integrante da linha Aplik+, a solução auxilia as tecnologias de pulverização agrícola, melhorando o aproveitamento das aplicações, reduzindo perdas e potencializando a ação dos produtos. De acordo com o engenheiro químico e gerente de Inovação da Satis, Fabrício Porto, a novidade pode ser utilizada em todas as caldas de pulverização, independentemente da cultura na lavoura.
Uma das vantagens do Liq-D é a sua capacidade de melhorar a compatibilidade de produtos de difícil mistura graças à fórmula com aditivos e surfactantes. "A solução funciona como um dispersante, onde envolve a partícula do defensivo e evita a formação de aglomerados, e também como quelante, evitando possíveis reações entre produtos presentes na mistura", complementa Porto.
Ao ajudar na compatibilização de produtos na calda de pulverização, permite uma maior estabilidade, o que melhora a fluidez, aumenta a cobertura foliar e, assim, a eficiência da aplicação. Desta forma, no momento da aplicação não haverá acúmulo de resíduos que comprometem a eficiência dos produtos inseridos na calda de pulverização.
"A adoção de medidas de manutenção dos equipamentos garante que as características da calda de pulverização sejam mantidas sem interferências de resíduos, já que os resíduos podem aderir à parede do tanque e também nas demais partes que compõem o pulverizador e o sistema de pulverização, como bomba, mangueiras, pontas, filtros e telas. Isso porque são produtos químicos que formam reações com grande potencial de interação, principalmente quando se utiliza baixo volume de calda, onde ocorre maior concentração destas soluções, aumentando a possibilidade de reações químicas. Além de danificar o implemento, as impurezas poderão aumentar a pressão no circuito, forçando o sistema e podendo provocar oscilação de pressão, vazamentos e desgaste prematuro das pontas de pulverização".
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura