Kepler Weber desenvolve ações comerciais no Chile
A Sara Lee Cafés, multinacional líder no segmento no Brasil, inova o portfólio de Pilão com um produto sustentável em todo a cadeia produtiva. O Pilão Origem é um café de alta qualidade, com sabor superior, e foi desenvolvido com a proposta de minimizar os impactos ambientais do ciclo produtivo e pós-consumo. O novo produto faz parte do projeto Ponta a Ponta do Walmart e estará disponível a partir deste mês com exclusividade em todas as lojas da rede no país e, em breve, em todos os demais pontos-de-venda.
“A Sara Lee está, a cada dia, mais engajada em ser uma empresa sustentável. Assim que recebemos o convite do Walmart para o projeto Ponta a Ponta, enxergamos uma oportunidade de colocar em prática nossa preocupação em relação às questões ambientais, sociais e econômicas, oferecendo um produto de qualidade, que busca a harmonia com o planeta em toda a cadeia produtiva, desde a escolha dos grãos até a casa do consumidor”, Dantes Hurtado, Presidente da Sara Lee Cafés do Brasil.
As principais propostas de melhorias em termos de sustentabilidade se efetivaram principalmente no uso de matérias-primas e insumos certificados. Houve redução de 0,03 m3/t de café no consumo de água e de 2,08 m3/t no consumo de gás natural devido à certificação ISO 14001 obtida durante o projeto.
Pilão Origem já nasceu em berço nobre: contém, em sua formulação, 60% de grãos UTZ Certified Good Inside, certificação em aspectos de sustentabilidade, o que garantiu a certificação pelo programa Cafés Sustentáveis do Brasil da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). Além de menor impacto ambiental, o café Pilão Origem, bebida encorpada, de aroma e sabor intensos, foi classificado na categoria de café Superior pelo Programa de Qualidade do café da ABIC.
Com uma criteriosa seleção do fornecedor em relação a aspectos de sustentabilidade, foi desenvolvida uma embalagem primária com redução de 9% na massa e com 70% menos tinta de impressão, resultando em um visual bastante inovador. Em relação às embalagens de transporte também foram feitas mudanças: as caixas foram confeccionadas a partir de papelão ondulados 100% reciclado com certificação FSC (Forest Stewardship Council). Reduziu-se para zero o uso de etiquetas de identificação nas caixas e o filme stretch, envoltório dos paletes, teve sua massa reduzida em 20%.
Na ponta do consumo, disseminando a cultura de sustentabilidade, o café Pilão Origem utiliza a embalagem para informar e educar o consumidor quanto ao uso de sobras e resíduos pós-preparo, como o aproveitamento da borra de café no combate à dengue.
“Esse projeto envolveu uma equipe multidisciplinar, com representantes das áreas de desenvolvimento de produtos, marketing, suprimentos, operações, logística, compra de café verde, planejamento, finanças, vendas e trade marketing. Em paralelo, toda a equipe de Desenvolvimento de Produtos esteve direta ou indiretamente envolvida, o que foi uma forma de aprendizado que será replicada em outros produtos da empresa”, completa Dantes Hurtado.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura