São Borja sedia Convenção Brasileira da Raça Devon

19.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Daniele Lentz

São Borja está localizada no oeste do Rio Grande do Sul, entre as regiões do Pampa e das Missões e na fronteira com a República Argentina. Fundada em 1682, a cidade foi berço de Getúlio Vargas e João Goulart, tornando-a nacionalmente conhecida como “a terra dos Presidentes”. Nos dias 16 e 17 de julho, São Borja foi a capital do Devon. Numa iniciativa da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) e do Núcleo de Criadores de Devon do município, a cidade sediou a Convenção Brasileira da raça, recebendo criadores de diferentes pontos do país para debater assuntos pertinentes à pecuária.

A programação foi dividida em dois dias: no sábado, o salão de atos do Sindicato Rural recepcionou mais de 50 criadores da raça para a abertura do evento, que contou com discurso do presidente da ABCD, Adelar Santarem, e do presidente do Núcleo local, Viriato Vargas. “Nosso objetivo neste evento é o de divulgar e valorizar a raça, buscando cada vez mais criadores para o nosso produto. Para isso, a Associação está tomando uma série de iniciativas, como a premiação aos criadores na Expointer deste ano”, explicou Santarem.

O primeiro dia de evento contou ainda com as palestras do médico veterinário Douglas Griebeler, falando sobre as ferramentas disponíveis para o desenvolvimento da pecuária de precisão, e do engenheiro agrônomo Aino Jacques, que abordou o manejo e melhoramento da pastagem nativa. “Quem cria devon sabe que essa é a melhor raça bovina para se trabalhar, por todas as qualidades que o animal apresenta. Meu pai iniciou o trabalho com a raça no ano de 1950, sempre confiando nos benefícios que o Devon apresenta”, disse Viriato Vargas, ao final do primeiro dia de Convenção.

No domingo, dia 17 de julho, os participantes da Convenção visitaram o Parque de Exposições Serafim Vargas, assistindo a uma apresentação de diferentes exemplares da raça. Os criadores de São Borja encerraram as atividades falando sobre seus métodos de criação e de adaptação da raça ao tipo de região.

Assessoria de Imprensa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025