Programa Aplique Bem inicia treinamento sobre a correta utilização de agrotóxicos, no interior de Minas Gerais
Nenhuma empresa vive sem marca, design, branding e estratégias bem definidas. Para que o negócio cresça, a importância dessas ferramentas torna-se ainda maior. Pensando nisso é que a FMC Agricultural Products incluiu a completa reestruturação no plano de comunicação dos seus produtos em seu plano de expansão – o braço brasileiro da companhia norteamericana, que já é o maior no mundo, deve dobrar o faturamento até 2015, chegando ao patamar de US$ 1,2 bi.
A equipe de marketing começou a trabalhar nos projetos em meados de 2010 e os resultados já são vistos no campo. Segundo Walter Costa, diretor de marketing da FMC, dois desafios foram propostos ao time: aumentar o reconhecimento da marca FMC e estudar e aplicar o melhor posicionamento aos produtos da companhia. “A ideia é fazer com que o cliente tenha certeza de que trata-se de uma comunicação feita pela FMC logo no primeiro olhar”, salienta.
Para isso, Costa deu liberdade total à equipe de gerentes de produtos e agência de propaganda. Desde que as campanhas fossem ousadas e inovadoras o suficiente para chamar a atenção do cliente, e traduzissem a preocupação da empresa com segurança do produto, registros e questões legais, os temas estavam liberados.
Com o mote institucional Fazendo Mais pelo Campo, foram criadas 40 novas campanhas que já estão sendo veiculadas no meio rural ou diretamente na comunicação direta ao cliente FMC. Nessa nova fase, todos os trabalhos apresentam um rodapé mestre de visual moderno, que identifica a logomarca FMC à direita e posiciona informativos legais à esquerda. O rodapé curvo ainda apresenta a cultura à qual o produto se destina. Por fim, um infográfico à esquerda identifica o principal diferencial do produto. “A comunicação visual tem que ser muito clara e objetiva, não há como fugir dessa premissa”, resume Costa. No topo das peças, a palavra Mais em destaque remete à campanha institucional e permite o destaque a mais um dos atributos do produto.
“Marcas estáticas são pouco atrativas. Pensando nisso, o inseticida Mustang, por exemplo, teve toda sua campanha repaginada. Na nova fase, as pragas controladas tiveram total destaque sendo desenhadas com as técnicas mais modernas e as peças que permitem identificação imediata à agricultura e à ação do inseticida de choque”, informa Carlos Alberto, diretor de criação da M51, agência que cria para a FMC. “Além disso, todos os fatores para identificação da marca institucional FMC estão presentes. Para firmar o conceito do Mustang foi criada uma animação 3D, para ser veiculada como comercial de TV e vinheta nos eventos de campo”, salienta, complementando que “criar campanhas coerentes com as práticas da empresa é fundamental para a identificação com público”.
A FMC centraliza a produção das campanhas em uma única agência de propaganda, a M-51, a fim padronizar as mensagens transmitidas nas campanhas. Para dar conta do recado, a agência tem um time exclusivo para atender a companhia. São profissionais que dedicam tempo integral para criação, produção e desenvolvimento das peças – que vão desde o chart criativo e placas de estradas até layouts para PDVs e produção de brindes. A realização de eventos fica por conta da M-52, um braço da agência, especializado nessa atividade.
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