Sanidade bovina é discutida em Cerrito

15.10.2010 | 20:59 (UTC -3)

Divulgar o padrão racial e zootécnico da raça Jersey no município de Cerrito é o principal objetivo da 6ª Festa Municipal do Leite Jersey e 7ª Mostra de Rústicos. Os eventos são promovidos pela Emater/RS-Ascar, Cosulati, Prefeitura e Igreja Luterana (IELB) Comunidade São João, nos dias 16 e 17 de outubro.

 

Mais de quatro mil pessoas entre criadores, produtores de leite e visitantes são esperados na localidade do Passo do Santana, onde ocorre a Festa. Na Mostra de Rústicos, que visa mostrar o trabalho na cadeia produtiva e divulgar o melhoramento genético para bovino leiteiro, serão julgados animais das raças Jersey em quatro categorias: Terneiras, Novilhas, Vaca Cheia e Vaca Vazia.

 

Paralelo a esses eventos acontecerá, no sábado (16), o Seminário sobre Sanidade Bovina Leiteira e Saúde Pública. Esse ciclo de palestras servirá para mostrar os cuidados que devem ser observados com a saúde animal, que acaba influenciando a saúde humana.

 

No Seminário quatro palestras serão apresentadas: aspectos da tuberculose e brucelose na saúde humana, com o médico veterinário Pedro Eduardo da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg); o fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária, Jorge Roberto de Almeida, apresentará as normas sobre Brucelose e Tuberculose; o gerente corporativo da empresa BRF Brasil Foods SA, Jeferson Luis Beleia Farias, apresentará os Interesse das empresas por leite com rebanho livre de tuberculose e brucelose; e o representante da Cosulati, Jonas Raguzonni, falará sobre as perspectivas do mercado lácteo para o próximo ano.

 

Para finalizar o prefeito de Cerrito, o também médico veterinário José Flavio Vieira, fará o lançamento do Programa Municipal de Controle da Brucelose e Tuberculose Bovina. Para o extensionista da Emater/RS-Ascar, Fernando Luiz Horn, esse evento é de interesse de todos os criadores, não apenas dos produtores de leite. “Falaremos de doenças que abrangem vários bovinos, que não são exclusivas de gado de leite, e é importante pensar que essas doenças podem atingir também os seres humanos”, concluiu.

 

Patrícia Strelow

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas

release@emater.tche.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025