BASF marca presença no Simpósio de Tomate e Cebola
A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) recebe na sexta-feira (15) o professor Inácio Calvino Maposse, da Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo, Moçambique. Ele é professor da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, com especialidade em pastagens e forrageiras, segmento onde concentrará sua visita a essa Unidade da Embrapa em São Carlos. Ele passará o dia inteiro nesse centro de pesquisa e será recebido pela especialista em forrageiras, Patrícia Menezes Santos.
Cooperação com Moçambique
A Embrapa já desenvolve o “Projeto Embrapa Moçambique”, conseqüência de acordo firmado com o vice-ministro de Agricultura daquele país, Antonio LImbau, em recente visita ao Brasil e à Embrapa. Também participa do acordo o Ministério de Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A ABC investirá 4,2 milhões de dólares e a Embrapa entrará com quase 8 milhões de dólares, para um período de quatro anos.
O presidente da Embrapa, Pedro Arraes, explicou, na ocasião, que o objetivo do projeto é o fortalecimento do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM). O aporte da Embrapa é calculado em horas de trabalho da equipe da empresa, que tem a responsabilidade de executar todas as atividades nas áreas de planejamento estratégico, gestão territorial, sistemas de sementes e comunicação e informação para transferência de tecnologia, direcionadas à agricultura, saúde e segurança alimentar, inclusive a autosuficiência na produção de alimentos. Os trabalhos da Embrapa começarão nas regiões de Chimoio, Mutuali e Nampula.
Jorge Reti
Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP)
(16) 3411-5600
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura