Produtores contestam regras ambientais da União Europeia
Aprosoja orienta produtores a não aceitarem requisitos da EUDR em contratos de compra e venda
A Sakata Seed Sudamerica, multinacional japonesa de sementes de hortaliças e flores, inaugurou recentemente uma nova filial na Colômbia (Sakata Colômbia S.A.S.). A unidade, que já está em plena operação no país, possui uma equipe dedicada ao atendimento dos produtores da região, visando fornecer todo o suporte técnico e orientações comerciais, de acordo com as características e demandas do mercado local.
Esta nova unidade da Sakata é bastante estratégica para fortalecer o comércio internacional de sementes da companhia. Isto porque a Colômbia é um mercado com muitas oportunidades para o setor, sendo considerado o terceiro maior em potencial de vendas de sementes de hortaliças da América do Sul e o primeiro maior em vendas de flores.
De acordo com Marcos Missfeld, Gerente Geral da Sakata Colômbia, o que torna o país tão estratégico e diferenciado é a sua localização e as relações comerciais com a comunidade Andina (Equador, Peru e Bolívia), além da grande quantidade de zonas francas, tornando-a um verdadeiro HUB de exportação. “A abertura da filial na Colômbia objetiva o aumento de capilaridade, ou seja, o estreitamento do relacionamento com os parceiros atuais e a busca por novos. Começaremos com a entrada de novos distribuidores em áreas onde nossa estrutura atual possui baixa participação, além de nos concentrarmos em mercados estratégicos, nos quais contamos com vários produtos competitivos. Diante disso, a nova unidade da empresa será um importante polo de distribuição para os países andinos como um todo”, explica.
No mercado colombiano, as culturas de hortaliças mais relevantes são aquelas que também se destacam em toda a América do Sul, de forma geral. As principais são Tomate, Cebola, Cenoura e Pimentão. Contudo, há ainda outras culturas importantes e muito expressivas economicamente, que são foco de atuação da empresa localmente e nas quais possui grande participação de mercado, dentre elas: Abóboras, Abobrinhas, Brócolis e Alfaces.
Segundo ele, a empresa vislumbra uma grande oportunidade de crescimento no país, pois possui um portfólio de produtos bastante competitivo. Além disso, “a companhia vem fortalecendo sua área de Pesquisa local, para que em um futuro próximo sejam desenvolvidos híbridos específicos para as condições e necessidades do mercado colombiano”, revela o gerente.
Com o início das atividades da nova filial e a constante adaptação às necessidades do mercado andino, a Sakata tem como objetivo alcançar a liderança, atingindo novos patamares de sucesso nos próximos anos e expandindo sua presença no mercado sul-americano de forma abrangente.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura