Hormônio juvenil pode ser chave no controle do pulgão-do-algodoeiro
Estudo indica como sinalização hormonal interfere na morfologia e capacidade reprodutiva das fêmeas aladas de Aphis gossypii
A safra de café 2025 no estado de São Paulo deve alcançar 5,5 milhões de sacas beneficiadas, segundo projeção do Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). O volume representa um crescimento de 1,3% em relação ao ciclo anterior.
A área em produção está estimada em 196 mil hectares, com aumento de 5,3%. Já a área em formação, referente às lavouras ainda em fase inicial de desenvolvimento, sofreu forte retração: 2,24 mil hectares, queda de 81,5%.
As chuvas mais regulares desde outubro de 2024 favoreceram a formação dos frutos, apesar da influência da bienalidade negativa. Com isso, a produtividade média deve ser de 28,1 sacas por hectare, queda de 3,8% frente ao ciclo anterior, mas abaixo da retração inicialmente esperada.
No cenário nacional, a produção de café em 2025 está estimada em 55,67 milhões de sacas beneficiadas, alta de 2,7%. Se confirmada, será a maior colheita registrada em um ano de bienalidade negativa, impulsionada principalmente pelo desempenho do conilon.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura