Safra de pêssego deve chegar a 800 toneladas em Porto Alegre

18.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Os 90 produtores rurais de Porto Alegre que se dedicam ao cultivo de pêssego devem colher um total de 800 toneladas, ampliando o volume registrado no ano passado. Segundo o chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Luiz Paulo Vieira Ramos, nos dois últimos anos a safra dobrou, também em virtude do repasse de mudas proporcionado pela Prefeitura.

O produtor Marcelo Bertaco foi um dos que utilizou as mudas de pêssego para ampliar a produção e atualmente conta com 12 mil pés da planta, distribuídos em 19 hectares. A comercialização é feita no Largo Glênio Peres e também durante a Festa do Pêssego. "Este ano a safra tá boa e a venda no Largo Glênio Peres nos auxilia, porque conseguimos um lucro ainda maior com a venda direta ao consumidor", avalia o agricultor.

Somente no Largo Glênio Peres os produtores rurais já venderam 40 toneladas e na 24ª Festa do Pêssego de Porto Alegre outras 40 também foram comercializadas. A expectativa de vendas neste dois locais é de chegar a 120 toneladas. Já o preço de venda do quilo da fruta ao consumidor varia de R$ 2,00 a R$ 4,00.

Ramos comenta que a 24ª Festa do Pêssego de Porto Alegre e a 17ª Festa Estadual do Pêssego são eventos importantes, não só por atrair turistas que aproveitam para passear e apreciar a fruta e receitas elaboradas com ela, mas por ser uma das principais formas de escoamento da produção de pêssego de mesa da Capital.

As festas iniciaram dia 8 de novembro e encerram no próximo domingo, dia 23. Os eventos acontecem sempre aos sábados e domingos, das 9 às 20 horas, no Centro de Eventos da Vila Nova (Avenida João Salomoni, em frente ao n.º 2.637), com entrada franca. O público estimado na festa é de 50 mil pessoas. A organização é feita pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Sindicato Rural de Porto Alegre e conta com o apoio da Associação dos Moradores do Bairro Vila Nova.

Em Porto Alegre são cultivados atualmente 120 hectares de pêssego e a expectativa é de que sejam colhidas 800 toneladas das variedades Flá, Premier, Pampeano, Peach, Chimarrita, BR-3, Coral, Marli, Sulina, Maciel, Granada e Douradão. O município é conhecido por tradicionalmente produzir pêssego de mesa e promover, no mês de novembro, a festa com a intenção de aproximar o produtor do consumidor, divulgar o cultivo da fruta e escoar a produção.

Carine Massierer

Emater/RS-Ascar – Regional Porto Alegre

51 2125 3155

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025