Safra 2012/2013 pode ser a segunda maior da história, diz secretário do Desenvolvimento Rural do RS

27.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Débora Gomes

O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan, avaliou como bastante positivo o prognóstico da safra 2012/2013, a partir dos dados apresentados pela Emater nesta segunda-feira (27) na 35ª Expointer. "A previsão de arrecadação é de R$ 20 bilhões, fator animador para os produtores rurais. Com essa projeção, deveremos ter a segunda maior safra da história do nosso Estado, compensando as perdas pela estiagem da safra anterior", disse o secretário.

A expectativa é de produção de 24 milhões de toneladas de grãos, entre soja, milho, arroz e feijão. Para o secretário, há três elementos que são decicivos: a chuva, o preço e a tecnologia, que viabiliza e moderniza os trabalhos dos agricultores.

Mais do que números definitivos, o primeiro levantamento indica uma tendência quanto ao comportamento do produtor em relação à área a ser cultivada com esses grãos na safra 2012/2013. A confirmação dos números depende das condições meteorológicas durante o ciclo das culturas. Para este ano, segundo Pavan, há uma previsão do efeito "El Niño" se estender até o fim da primavera e início do verão, resultando em um maior índice de chuvas para o Estado, favorecendo à agricultura gaúcha.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025