Entrega de equipamento marca início da revitalização da infraestrutura da Fepagro
Com o objetivo de mostrar o que a sociedade tem feito para preservar o meio ambiente, a SAE BRASIL promove, em Piracicaba (SP), o 4º Colloquium SAE BRASIL de Engenharia Verde na Mobilidade. O encontro será realizado nos dias 26 e 27 de junho no Engenho Central (Avenida Dr. Maurice Allain, 454).
Promovido pela seção São Carlos/Piracicaba, o colloquium será realizado dois dias após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio +20, o que facilitará as discussões sobre o tema e trará diversas amostras do cenário da engenharia da mobilidade sobre o assunto. O encontro acontecerá simultaneamente com o Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Engenharia Canavieira (SIMTEC), destinado à indústria sucroenergética.
De acordo com Newton Sá de M. Curi, PhD.Eng. e diretor do colloquium, dentro do tema energia serão apresentadas diversas formas de obtenção e aplicação no âmbito da preservação ambiental e sustentabilidade. “À mobilidade caberá mostrar o máximo rendimento do uso da energia verde que, por meio do aprisionamento de CO2, garantirá um mundo mais limpo e saudável”, explica.
O colloquium reunirá as diversas competências brasileiras envolvidas no processo: a academia (universidades e centros de pesquisa), órgãos governamentais, setor produtivo (energético e mobilidade) e o usuário. “A interlocução dos diferentes setores analisando diversos aspectos de um mesmo problema, certamente contribuirá para oferecer à comunidade internacional tecnologias e processos já vivenciados pelo Brasil para uma tomada de decisão cada vez mais alinhada ao conceito de sustentabilidade na indústria da mobilidade”, completa Curi.
Para o engenheiro, é muito importante que a sociedade debata o que a indústria automotiva desenvolve na preservação ambiental, já que é apontada como um dos vetores pelos danos ambientais. “Não dá mais para fugirmos da discussão, a sociedade nos cobra essa atitude e iremos apresentar todos os nossos esforços”, acrescenta.
Segundo Curi, esse é um encontro de elevado destaque no setor, com alto nível técnico no Brasil. Os palestrantes que irão participar do colloquium estão ligados a pesquisas, desenvolvimentos e com a indústria da mobilidade. “O nosso objetivo é reunir toda a cadeia, juntar as opiniões e trabalhar as inovações que apresentarão à sociedade”, complementa.
De acordo com o engenheiro, o Brasil tem se destacado no mercado de desenvolvimento de combustíveis, como o aproveitamento energético do bagaço de cana. “Há diversas tecnologias sendo desenvolvidas, só falta o mercado se preparar para recebê-las. É importante reunirmos todas as informações e mostrar o que está sendo desenvolvido no Brasil”, acrescenta
Para Marcos Jank, consultor de agronegócios e chairman do 4º Colloquium e Exposição SAE BRASIL de Engenharia Verde na Mobilidade, esse encontro mostrará para a sociedade todas as tecnologias que a indústria está desenvolvendo em prol da preservação ambiental e da sustentabilidade.
Junto ao colloquium ocorrerá a 1ª Feira Metal Mecânica Automotiva (FFAuto). Os estandes ficarão numa área entre o pavilhão do Salão de Humor e o Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central.
O 4º Colloquium e Exposição SAE BRASIL de Engenharia Verde na Mobilidade será realizado durante o Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira (SIMTEC), que acontece de 25 a 27 de junho, também no Engenho Central, e contará com mais de 100 expositores da indústria sucroalcooleira e do setor automotivo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura