SAE BRASIL debate inovações tecnológicas e perspectivas para máquinas agrícolas

25.08.2014 | 20:59 (UTC -3)

Em razão das safras recordes no Brasil, os produtores agrícolas têm elevado o índice de área semeada e investido em tecnologias para ganhos de produtividade. Este cenário norteará as discussões do 6º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, que debaterá as perspectivas de mercado e as inovações tecnológicas no Centro de Eventos da Fiergs - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (avenida Assis Brasil, 8.787, Porto Alegre), no dia 4 de setembro.

De acordo com Roseane Campos, chairperson do encontro, o ano é positivo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas em razão das safras recordes no Brasil. “Toda uma cadeia acaba sendo beneficiada com a demanda crescente de alimentos”, afirma. Para Roseane, os bons preços e a melhoria da renda têm possibilitado a produção de grãos alcançar patamares jamais atingidos.

A expectativa é maior inserção de tecnologia, que atenda às crescentes necessidades agroeconômicas, para elevar a produtividade no campo. “Neste ano, os planos de financiamento do governo foram lançados com atraso, já no segundo trimestre. Este atraso impactou na produção porque o segmento de máquinas agrícolas trabalha diretamente com planos de financiamento”, afirma.

Programação – Organizado em dois eixos, o encontro contará com lideranças da engenharia mundial e dos principais fabricantes de máquinas e implementos agrícolas. Um dos eixos debaterá o cenário agroeconômico a curto e longo prazo, além de avaliar as perspectivas de mercado sob a ótica dos fabricantes.

O ex-ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, ministrará a palestra “As Oportunidades do Agronegócio Nacional e Internacional para o Setor de Máquinas Agrícolas”. Já o consultor Carlos Cogo falará sobre “O Agronegócio Mundial e Brasileiro: Perfil Atual e Tendências de Longo Prazo”.

Centrado nos avanços da tecnologia de equipamentos, o outro eixo de discussão apresentará as tendências em certificações internacionais de tratores e as oportunidades para o setor agrícola brasileiro, além de abordar novidades em pulverização. “Vamos falar sobre a pulverização do futuro, as tendências tecnológicas e os desafios para lidar com as particularidades do Brasil, um país tropical que sempre apresenta umidade e calor”, afirma Roseane.

Exposição – Durante o simpósio, empresas como Braslux, ESI, Schulz, Siemens, Spectris/ HBM, Tenneco, Timken e Tuzzi também apresentarão suas principais tecnologias voltadas para o mercado de máquinas agrícolas.

A expectativa é que o Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, que chega a sua sexta edição, atraia 450 visitantes, sendo o público alvo composto por engenheiros do segmento que buscam atualização e conhecimento sobre o atual cenário do setor.

“Os simpósios da SAE BRASIL representam oportunidades para atualização e discussão de temas técnicos conectados com as demandas de uma sociedade ávida por mais segurança, conforto e qualidade de vida”, aponta Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, acrescenta que nestes encontros promovidos pela associação os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, fornecida por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses encontros são oportunidades únicas para o tão necessário networking profissional”, diz Sowade.

Confira a programação completa:

4 de SETEMBRO

8h40 – Solenidade de abertura

9h – “As oportunidades do Agronegócio Nacional e Internacional para o Setor de Máquinas Agrícolas”, com Marcus Vinícius Pratini de Moraes, membro do Conselho de Administração da JBS e membro do Conselho da Cosan.

9h50 – “O Agronegócio Mundial e Brasileiro: Perfil Atual e Tendências de Longo Prazo”, com Carlos Cogo, sócio diretor da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica.

11h15 – Debate mediado por Irineu Guarnier Filho, apresentador do Canal Rural.

PAINEL “PERSPECTIVAS DE MERCADO: A VISÃO DO FABRICANTE”

11h50 – Debate com Bernhard Leisler Kiep, vice-presidente de Marketing, Pós-Vendas, Gestão de Produtos e Desenvolvimento de Concessionárias para a América do Sul da AGCO do Brasil; Celso Schwengber, diretor comercial para a América Latina da John Deere; César Di Luca, diretor comercial Brasil da Case IH; Luiz Feijó, diretor comercial Brasil da New Holland Agrícola; e Silvio Rigoni, gerente de Vendas de Tratores da Agrale.

Mediação de Irineu Guarnier Filho, apresentador do Canal Rural.

PAINEL “CERTIFICAÇÃO EM MÁQUINAS AGRÍCOLAS: CENÁRIO INTERNACIONAL E OPORTUNIDADES PARA O BRASIL”

14h30 – Palestra “Segurança e Certificação de Componentes Agrícolas”, com George Hansen, presidente do Conselho de Normalização American Society of Agricultural and Biological Engineers (ASABE) – EUA.

14h55 – Palestra “Certificação de Tratores Agrícolas”, com José Fernando Schlosser, professor titular da Universidade Federal de Santa Maria.

15h20 – Debate com Eduardo Sousa, gerente de Produto – SA. Tratores da AGCO do Brasil; George Hansen, presidente do Conselho de Normalização American Society of Agricultural and Biological Engineers (ASABE); Hudson Prado, gerente de Engenharia do Produto da John Deere, Ila Maria Corrêa, pesquisadora científica do Instituto Agronômico, José Fernando Schlosser, professor titular da Universidade Federal de Santa Maria; Kléber Pereira Lanças, professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas, da UNESP Botucatu; e Otacílio Duarte, gerente de Engenharia para Desenvolvimento da Plataforma de Tratores para a América Latina da CNH Industrial.

Mediação de Arno Dallmeyer, sócio-fundador da Zumpi Comunicação e Mercado.

PAINEL “PULVERIZADOR DO FUTURO: TENDÊNCIAS E NOVAS TECNOLOGIAS”

17h05 – Palestra com Ulisses Antuniassi, professor titular do Departamento de Engenharia Rural, da Faculdade de Ciências Agronômicas, da UNESP Botucatu.

17h40 – Debate com Cristiano Okada Pontelli, gerente de Projetos da Jacto; Eduardo Amendola, gerente de Marketing de Produto – Pulverizadores e Implementos da AGCO do Brasil; Rafael Braga Lopes, gerente de Engenharia da John Deere; e Ulisses Antuniassi, professor titular do Departamento de Engenharia Rural, da Faculdade de Ciências Agronômicas, da UNESP Botucatu.

Mediação de Amilcar Centeno, sócio diretor da Centeno Consultoria Empresarial.

18h25 – Sessão de encerramento.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025