Sabor da Colheita marca o início da safra de café

23.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
José Venâncio de Resende

A abertura simbólica da colheita de café da safra 2012 de São Paulo acontece nesta quinta-feira (24), às 9h30min, no maior cafezal do coração da cidade, próximo à Avenida Paulista. Os participantes do evento poderão colher os frutos maduros do cafezal do Instituto Biológico (IB-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP). São pouco mais de 1,5 mil pés de café localizados no bairro de Vila Mariana, uma das áreas mais nobres do Município.

A história desse cafezal teve início na década de 20 quando uma praga, conhecida por “broca-do-café”, começou a atingir as plantações do Estado de São Paulo, provocando a destruição dos grãos e a queda da produção nas fazendas paulistas. Essa crise que abalou o setor cafeeiro resultou na criação do IB, que tem a missão de gerar conhecimento para promover a sanidade animal e vegetal do agronegócio paulista.

Toda essa riqueza histórica e cultural poderá ser apreciada no evento “Sabor da Colheita 2012”, dia 24 de maio, conta Batista Filho. “Os participantes serão convidados para colher os frutos do café, vivenciando uma experiência única do trabalho que movimentou a economia paulista ao longo de décadas. O produto dessa colheita será transformado numa Edição Especial, que será doada para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.”

Além da colheita, estão previstas, na programação do evento, as seguintes atividades: pronunciamentos das autoridades e convidados especiais; plantio de 85 pés de cafés referente a cada ano de existência do IB; exposição de pintura temática do café alusiva ao projeto Arte-Inclusão do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; e certificação internacional (Norma UTZ) do café produzido pelo IB.

O evento é organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio (CODEAGRO), IB-APTA e Câmara Setorial de Café, vinculados à SAA-SP, e conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (SINDICAFÉ), da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa (SEBRAE-SP) e das cooperativas de café do Estado.

A produção paulista de café do ano-safra 2012/13 é estimada em 5,04 milhões de sacas, um aumento de 28,7% em relação à safra anterior. Os dados são do último levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), vinculados à SAA-SP, em parceria com a Conab do Mapa.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025