GO: Secretário visita instalações do Sest/Senat de Rio Verde
Na Serra gaúcha, momentos de baixas temperaturas e ausência de períodos contínuos de calor propiciam, às variedades de pêssegos mais precoces, o início da abertura das flores.
Os meses de junho e julho vêm acumulando excelente quantidade e ótimas temperaturas para a cultura. Segundo o levantamento semanal sobre as culturas elaborado pela Emater/RS-Ascar, o clima também tem sido favorável à banana no Litoral Norte do Estado, com menor período de ventos fortes e com precipitações pluviométricas suficientes para restabelecer a umidade do solo para as plantas. A produtividade média estimada para a banana é de 14 toneladas por hectare e o preço médio geral é de R$ 0,80 o quilo. E, em Arroio dos Ratos, no Centro Sul, a área estimada para safra 2009/2010 de melancia é de 400 hectares.
Entre as lavouras de inverno no Estado, a cultura da cevada deverá ocupar cerca de 31 mil hectares na metade Norte do RS. No Alto Uruguai, encerrado o plantio, o desenvolvimento da lavoura é considerado bom, com áreas já iniciando a fase de perfilhamento, livres de pragas e doenças. A produtividade esperada para essa região é de 2,7 toneladas por hectare. No trigo, as precipitações atrasaram o final do plantio da cultura no Estado. Com exceção das regiões Noroeste e Alto Jacuí, as demais ainda possuem áreas de lavouras a serem semeadas. Nessa semana, o plantio alcançou os 98% da área estimada em 860.206 ha, com 95% em bom desenvolvimento vegetativo. Segundo a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, os preços pagos pela saca de trigo não está deixando os produtores satisfeitos. “No mercado interno, a saca de 60 kg está valendo R$ 23,37, ou seja, 26,60% a menos quando comparado com o mesmo período do ano passado, o que desestimula os produtores”, disse a diretora.
Raquel Aguiar
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
51 2125-3105 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura