RS Safra 2024/25: trigo apresenta bom desenvolvimento

Aveia, canola e cevada também evoluem bem no Estado, aponta boletim da Secretaria de Agricultura

19.08.2025 | 17:03 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações da Seapa
Foto: José Schafer
Foto: José Schafer

As condições climáticas registradas desde o fim de julho favoreceram o crescimento das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul. Segundo o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 33/2025, da Secretaria da Agricultura, o cultivo ocupa 1,19 milhão de hectares no Estado e apresenta vigor vegetativo, com afilhamento expressivo e estado fitossanitário considerado excelente. A expectativa é de produtividade superior à observada na safra anterior.

Atualmente, 96% das lavouras encontram-se em desenvolvimento vegetativo e 4% já entraram na fase de florescimento. A adubação nitrogenada em cobertura está sendo concluída pelos produtores. Mesmo em áreas onde o estabelecimento inicial foi prejudicado, as condições de umidade do solo permitiram boa recuperação das plantas.

Aveia-branca

A cultura mantém desempenho satisfatório, com 68% das lavouras em fase vegetativa, 22% em floração e 10% em enchimento de grãos. As condições climáticas favoreceram a evolução das plantas, que apresentam bom estado nutricional e ausência de estresses significativos. Nas áreas afetadas por geadas, no entanto, foram registradas perdas pontuais.

Canola

O cultivo segue em avanço da fase reprodutiva, com 45% das áreas em floração e 8% em enchimento de grãos. No Noroeste, lavouras semeadas precocemente já iniciam a maturação fisiológica. Apesar de problemas no pós-plantio e durante a emergência, a emissão de ramos secundários contribuiu para compensar falhas e manter o potencial produtivo próximo ao esperado. As geadas provocaram danos localizados, mas sem impacto relevante na produção.

Cevada

As lavouras apresentam bom desenvolvimento vegetativo, beneficiadas pelos tratos culturais e pela adubação em cobertura. O estádio de elongação do colmo vem sendo marcado por elevado número de afilhos por planta e vigor das cultivares, assegurando boas perspectivas de produtividade.

Frutícolas

O frio retardou a implantação de lavouras de melão e melancia. Nos pessegueiros, as podas foram concluídas e parte dos pomares já se encontra em florescimento e frutificação. As videiras receberam podas e tratamentos preventivos com caldas sulfocálcicas.

Olerícolas

A mandioca teve o desenvolvimento prejudicado em áreas com excesso de umidade, enquanto as brássicas foram favorecidas por temperaturas amenas e chuvas regulares. O transplante de mudas de cebola já chega a 92%, mas os produtores relatam perda de qualidade das mudas em razão da baixa luminosidade e excesso de umidade.

Pastagens

O desenvolvimento das pastagens de inverno foi irregular, com bom avanço em áreas drenadas, mas atraso em locais com manejo inadequado de lotação, frio intenso e chuvas recorrentes. Nessas condições, a oferta de forragem foi menor e houve necessidade de pastejo controlado. Em algumas regiões, os campos nativos já apresentam início de rebrota. Também avançam os preparos de solo para a semeadura do milho para silagem e forrageiras anuais de verão.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025