Mapa apresenta proposta para novo Sisbov
As regiões Central, Serra e Depressão do Rio Grande do Sul seguem sendo as mais atingidas pelos temporais e enxurradas. Mas as pastagens estão em bom desenvolvimento, segundo a Emater.
No intervalo entre as chuvas, está sendo possível realizar os trabalhos de limpeza e recuperação das áreas atingidas. Na zona da Campanha, o excesso de umidade dificulta a colheita das sementes de cornichão, contudo, a expectativas dos produtores é de uma boa produção de feno, assim como dos trevos, que estão apresentando um expressivo volume de massa verde.
O bom desenvolvimento das pastagens se reflete de forma positiva no desempenho produtivo do rebanho. É visível o ganho de peso dos animais, assim como sua recuperação após um inverno rigoroso e uma primavera de fraco desempenho das pastagens. A categoria mais beneficiada é a das fêmeas que pariram na primavera. Os reprodutores também estão sendo beneficiados devido à melhor condição nutricional. Dessa forma, a expectativa para a próxima primavera é de um bom número de parições.
Adriane Bertoglio Rodrigues
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
51-2125-3106 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura